O crédito verde deve ser destinado para projetos sustentáveis.
Com o objetivo de financiar projetos sustentáveis, a Caixa Econômica Federal – CEF lançou a linha de crédito de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento – FINISA.
A destinação do crédito “verde” visa financiar projetos que se concentram na eficiência energética, na utilização de fontes de energia limpa ou renovável, bem como no reaproveitamento e na redução do consumo de água.
Estados e municípios podem apresentar os pedidos de financiamento nas agências ou unidades de filial da Rede de Governo do banco.
Práticas sustentáveis
Por meio da linha de financiamento é possível que o ente público pleiteie recursos para apoiar financeiramente diversas ações orçamentárias.
Dentre elas, investimentos em infraestrutura, mobilidade, equipamentos, iluminação, construção de escolas, creches, hospitais, entre outros.
O FINISA pretende contribuir para a melhoria das condições de vida da população, proporcionando a geração de empregos e renda por meio do apoio à realização de inúmeras obras que se concretizam por meio dessa linha de financiamento.
O FINISA oferece condições especiais, inclusive com benefícios para os entes públicos que possuem o Selo CAIXA Gestão Sustentável, outra iniciativa que busca reconhecer os municípios que apresentam boas práticas de ESG na gestão pública local.
A linha de crédito poderá ser utilizada, por exemplo, para o financiamento de painéis solares e lâmpadas de LED para iluminação pública.
Selo de gestão sustentável
O selo é um reconhecimento criado pela Caixa para municípios que demonstram boas práticas de Governança e Responsabilidade Socioambiental (ESG) na gestão pública local.
A avaliação é feita com base em 21 indicadores, classificados sob quatro aspectos: Ambiental, Social, Governança e Climático.
Caso o município atenda aos critérios exigidos, o proponente recebe o certificado Selo CAIXA Gestão Sustentável no nível alcançado.
Em 2023, a Caixa celebrou 592 contratos de crédito com os estados e municípios, com volume de negócios no valor de R$ 15,8 bilhões. A linha traz uma nova possibilidade de financiamento, fortalecendo o papel da Caixa como o principal parceiro do setor público e signatária da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) .
“O lançamento do FINISA Verde é um importante acréscimo ao nosso portfólio. A nova linha de crédito reforça o comprometimento da Caixa com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, contribuindo para a proteção do meio ambiente”, explica Marcelo Bomfim, vice-presidente de Governo da Caixa.
Com informações da CAIXA.