Atualmente Goiânia tem 1 milhão de árvores em seus 32 bosques e parques, de acordo com dados da prefeitura.
Por: Redação Portal Sustentabilidade
A cidade de Goiânia recebeu no final de fevereiro o título de Cidade Arborizada do Mundo, concedida pela ONU.
O título é referente ao ano de 2023, e é concedido a cidades que mais investem em àreas verdes.
Atualmente Goiânia tem 1 milhão de árvores em seus 32 bosques e parques, de acordo com dados da prefeitura.
No Brasil, 33 cidades conquistaram esse reconhecimento.
O que é o programa da ONU?
O programa Cidades Árvores do Mundo é uma parceria entre a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura -FAO e a Fundação Arbor Day, lançado em 2019.
O objetivo é conectar cidades ao redor do mundo em uma rede dedicada à adoção das abordagens mais bem-sucedidas para o manejo de árvores e florestas urbanas.
Para receber o título de Cidades Arborizadas do Mundo, a cidade precisa provar seu compromisso com as árvores e a silvicultura, atendendo a cinco padrões de qualificação relacionados ao manejo e à celebração das florestas urbanas.
O Cidades Arborizadas do Mundo também proporciona orientação, assistência e reconhecimento internacional pela dedicação da comunidade à floresta urbana.
Ele estabelece uma estrutura para um programa florestal urbano saudável e sustentável na cidade.
Foco em sustentabilidade
De acordo com a prefeitura para alcançar esse título, foram criados projetos e leis ambientais para deixar o município mais arborizado. Uma delas determina que toda residência deve ter pelo menos uma árvore na frente da casa.
Segundo a Agência de Meio Ambiente de Goiânia – Amma, 380 mil árvores foram plantadas nos últimos quatro anos na capital.
Um mutirão chegou a plantar, em um dia, 90 mil mudas em um terreno vazio.
Já no Viveiro Municipal são cultivadas 82 espécies de plantas, ideais para cidades como Goiânia, de clima seco e com vários meses sem chuva. No local, há mais de 6 mil mudas prontas para serem plantadas.
Fonte: G1