Descoberta: Planalto vulcânico submerso na costa brasileira pode redefinir fronteiras marítimas

costa

Localizada a cerca de 1200 quilômetros da costa brasileira, a parte do planalto oceânico que uma vez emergiu como uma ilha corresponde a um quinto da área total da elevação.

Um grupo de pesquisadores brasileiros e britânicos revelou uma descoberta impressionante: um planalto vulcânico no fundo do mar, conhecido como Elevação Grande Rio, que já foi uma ilha com uma área comparável à da Islândia.

Esta descoberta, recentemente divulgada, pode ter implicações significativas para o Brasil, especialmente em relação à extensão de suas fronteiras marítimas.

Descoberta importante

planalto
Perfis batimétricos 3D DTM e WE desde o Planalto Catarinense até a Bacia do Brasil, passando pelo Canal Vema e Elevação do Rio Grande. Crédito: Características do fundo do mar ao longo da margem continental, inclusive a Elevação Rio Grande (Crédito: Ana Alberoni, modificado de Alberoni et al., 2019 )

Localizada a cerca de 1200 quilômetros da costa brasileira, a parte do planalto oceânico que uma vez emergiu como uma ilha corresponde a um quinto da área total da elevação.

Atualmente, a região está submersa a aproximadamente 650 metros abaixo da superfície do oceano.

As primeiras pistas sobre essa história perdida surgiram em 2018, quando os pesquisadores, durante uma expedição a bordo de um submersível, encontraram camadas incomuns de argila vermelha, semelhantes a solos tropicais, no fundo do mar.

A análise mineral dessas amostras confirmou que esses solos se formaram acima da superfície, sob condições tropicais de calor e umidade.

Formação devido a atividade vulcânica

planalto
Foto: Crédito: Características do fundo do mar ao longo da margem continental, inclusive a Elevação Rio Grande (Crédito: Ana Alberoni, modificado de Alberoni et al., 2019 )

A Elevação Grande Rio se formou há aproximadamente 80 milhões de anos, devido a intensa atividade vulcânica abaixo da dorsal meso-oceânica do Atlântico Sul.

Com o tempo, o planalto derivou para o oeste e eventualmente afundou, deixando vestígios de sua existência como uma ilha antiga.

A importância dessa descoberta vai além do aspecto científico, pois tem implicações econômicas significativas.

A presença de depósitos de ferromanganês na região despertou interesse, especialmente considerando que o Brasil solicitou à ONU, em 2018, a expansão de suas fronteiras marítimas até a Elevação Grande Rio.

Atualmente, a zona econômica exclusiva do Brasil se estende até 370 quilômetros da costa, enquanto a elevação está localizada em águas internacionais. No entanto, a descoberta recente fornece evidências geológicas que podem apoiar o pedido brasileiro de expansão territorial.

Essa descoberta não apenas lança luz sobre o passado geológico da região, mas também pode desempenhar um papel crucial nas negociações geopolíticas e econômicas futuras envolvendo as fronteiras marítimas do Brasil.

Fonte: Olhar Digital

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos