Na Conferência da Organização das Nações Unidas, a Rio + 20, considerou-se a URE da PROHAB um modelo no tratamento de resíduos da construção.
Por: Redação Portal Sustentabilidade
A Fábrica de Artefatos de Cimento e a Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção Civil (FAC/URE) “Roberto Carlos Martinez”, localizada em São Carlos/SP voltou a funcionar no dia 27 de março, quando foi reinaugurada pela Progresso e Habitação de São Carlos – PROHAB.
A URE planeja processar 250 toneladas diárias de resíduos sólidos provenientes da construção civil, visando produzir bica corrida, pedras números 1 e 2, e areia.
Material para uso do município
A Prefeitura utilizará toda a produção de bica corrida para pavimentação de estradas vicinais, ruas e base para pavimentos.
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), assim como as secretarias de Agricultura e Abastecimento e de Serviços Públicos, juntamente com outras empresas da construção civil, utilizarão a areia.
De acordo com a equipe técnica da PROHAB, uma cláusula do Plano Diretor estabelece que todos os resíduos de construção civil de São Carlos devem ser prioritariamente levados para a FAC/URE.
A partir da próxima semana, todos os caçambeiros podem realizar o descarte dos resíduos na fábrica. Os custos por caçamba estão sendo determinados, mas serão menores do que os atuais R$ 150,00 pagos para descarregar em empresas particulares.
O presidente da PROHAB, Rodson Magno, enfatizou que o principal benefício da reativação da FAC/URE é a limpeza da cidade, com a remoção dos resíduos da construção civil, os quais serão processados na fábrica e transformados em materiais de uso do município.
Usina modelo
A implantação da Fábrica de Artefatos de Cimento – FAC da PROHAB surgiu para complementar o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Carlos, através da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos – SMOSP, no que diz respeito à produção de artefatos de cimento utilizados em diversas frentes de trabalho vinculadas à Prefeitura da cidade, e nesse sentido, reduzir custos de habitações e loteamentos da cidade de São Carlos.
De acordo com prognósticos da PROHAB, a URE estará totalmente operacional até o final deste ano.
Além disso, a PROHAB realizou uma reforma completa em todos os prédios e máquinas da FAC/URE, incluindo o fechamento por alambrados e a readequação elétrica. A Usina estava fechada desde o início da pandemia.
A operacionalização também inclui o compromisso com a Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel de Amparo ao Preso – FUNAP, utilizando mão de obra de pessoas do sistema prisional para promover a ressocialização. Atualmente, 15 reeducandos da Penitenciária 1 de Itirapina já trabalham na FAC/URE.
Na Conferência da Organização das Nações Unidas, a Rio + 20, considerou-se a URE da PROHAB um modelo no tratamento de resíduos da construção, e da mesma forma no prêmio “Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana” do Ministério do Meio Ambiente em 2012.
Fonte: São Carlos Dia e Noite PMSC