O programa procura uma solução capaz de gerar impacto positivo nos desafios da economia circular.
Diariamente, inúmeros locais ao redor do mundo enfrentam os impactos da poluição e do descarte inadequado de resíduos, resultando não apenas na perda de sua beleza natural, mas também na degradação dos aromas característicos que os definem.
Nesse sentido, O Boticário, em parceria com a Artemisia, lança o programa de inovação aberta de impacto socioambiental Resíduo Extinto.
O programa tem como missão impulsionar soluções inovadoras voltadas para os desafios da economia circular, com um foco específico na gestão eficiente de resíduos sólidos.
Negócios de impacto
Por meio desse programa, busca-se identificar e apoiar negócios de impacto que apresentem soluções disruptivas para os desafios da economia circular.
Uma solução selecionada receberá suporte especializado de profissionais em inovação, desenvolvimento de negócios e impacto socioambiental, além de um financiamento de até R$100.000,00 (cem mil reais) para a implementação de um piloto, impulsionando assim o crescimento e a escalabilidade do negócio.
Não é obrigatório que as soluções se apliquem exclusivamente à cadeia do Grupo Boticário, é fundamental que abordem um ou mais dos seguintes aspectos:
Redução e Circularidade – tecnologias e soluções inovadoras que visem a redução do desperdício, o estímulo ao reaproveitamento e/ou a diminuição do consumo de novos insumos naturais ao longo da cadeia produtiva.
Recolhimento – novos modelos de negócios de logística reversa para a coleta de materiais pós-consumo, com abordagens operacionais mais inteligentes, visando uma gestão de resíduos mais eficaz e eficiente.
Reciclagem – novas tecnologias para reciclagem (ou despoluição) de materiais que são tradicionalmente difíceis de reciclar, devido aos altos custos e/ou complexidade do processo.
Critérios de seleção
O edital prevê algumas exigências para as incrições no programa, como por exemplo, ser uma empresa privada, com fins lucrativos e CNPJ ativo, potencial de geração de impacto socioambiental, empreendedores com relevante experiência empreendedora e/ou no setor, comprometidos com impacto socioambiental e que tenham intenção genuína de gerar impacto social, com potencial de crescimento.
Além disso, deve apresentar capacidade de entregar soluções inovadoras por meio de produtos e serviços diferenciados que consigam crescer sua capacidade de execução sem ter custos elevados.
Para o Programa o negócio deve estar em fase de operação, tração ou em busca de escala. Importante ter produto/serviço validado e operação ativa com vendas, com resultados mensuráveis, e potencial de endereçar os desafios da economia circular.
As inscrições vão até o dia 18 de abril no site oficial do programa, neste link.