Os fornecedores de água terão de testar estes produtos químicos PFAS e informar o público quando os níveis estiverem elevados.
Os EUA estabeleceram os primeiros limites federais para os chamados “produtos químicos eternos” tóxicos na água potável.
A regra, finalizada pela administração atual na quarta-feira, 10 de abril, exige que as concessionárias reduzam os produtos químicos ao nível mais baixo em que possam ser medidos com segurança.
De acordo com as autoridades no país, a medida pode contribuir com a redução da exposição de 100 milhões de pessoas, e ajudará a prevenir milhares de doenças.
Limites rígidos
É o primeiro limite nacional de água potável para PFAS tóxicos, ou substâncias perfluoroalquil e polifluoroalquil, que são difundidas e duradouras no meio ambiente.
Segundo Michael Regan Administrador da EPA, o resultado das medidas é uma regra abrangente e transformadora, que irá melhorar a saúde e a vitalidade de muitas comunidades em todo o país.
A EPA estima que a implementação da regra custará cerca de 1,5 mil milhões de dólares todos os anos, mas isso evitará quase 10.000 mortes ao longo de décadas e reduzirá significativamente doenças graves.
Consumidor deve ser informado
O PFAS é uma ampla família de substâncias químicas, e a nova regra estabelece limites estritos para dois tipos comuns – chamados PFOA e PFOS . Três outros tipos que incluem GenEx Chemicals, que são um grande problema na Carolina do Norte, estão limitados a 10 partes por trilhão.
Os fornecedores de água terão de testar estes produtos químicos PFAS e informar o público quando os níveis estiverem elevados. As combinações de alguns tipos de PFAS também serão limitadas.
Os produtos químicos têm sido usados em produtos de uso diário, incluindo panelas antiaderentes, espuma de combate a incêndios e roupas impermeáveis.
Embora alguns dos tipos mais comuns tenham sido eliminados nos EUA, outros permanecem. Os fornecedores de água terão que remover a contaminação colocada no ambiente por outras indústrias.
Fonte: Euronews