EUA determinam novos limites para produtos químicos tóxicos na água potável

água potável

Os fornecedores de água terão de testar estes produtos químicos PFAS e informar o público quando os níveis estiverem elevados.

Os EUA estabeleceram os primeiros limites federais para os chamados “produtos químicos eternos” tóxicos na água potável.

A regra, finalizada pela administração atual na quarta-feira, 10 de abril, exige que as concessionárias reduzam os produtos químicos ao nível mais baixo em que possam ser medidos com segurança. 

De acordo com as autoridades no país, a medida pode contribuir com a redução da exposição de 100 milhões de pessoas, e ajudará a prevenir milhares de doenças.

Limites rígidos

produtos químicos
Foto: Reprodução/Pexels

É o primeiro limite nacional de água potável para PFAS tóxicos, ou substâncias perfluoroalquil e polifluoroalquil, que são difundidas e duradouras no meio ambiente.

Segundo Michael Regan Administrador da EPA, o resultado das medidas é uma regra abrangente e transformadora, que irá melhorar a saúde e a vitalidade de muitas comunidades em todo o país.

A EPA estima que a implementação da regra custará cerca de 1,5 mil milhões de dólares todos os anos, mas isso evitará quase 10.000 mortes ao longo de décadas e reduzirá significativamente doenças graves.

Consumidor deve ser informado

produtos químicos
Foto: Reprodução/Pexels

O PFAS é uma ampla família de substâncias químicas, e a nova regra estabelece limites estritos para dois tipos comuns – chamados PFOA e PFOS . Três outros tipos que incluem GenEx Chemicals, que são um grande problema na Carolina do Norte, estão limitados a 10 partes por trilhão.

Os fornecedores de água terão de testar estes produtos químicos PFAS e informar o público quando os níveis estiverem elevados. As combinações de alguns tipos de PFAS também serão limitadas.

Os produtos químicos têm sido usados ​​em produtos de uso diário, incluindo panelas antiaderentes, espuma de combate a incêndios e roupas impermeáveis.

Embora alguns dos tipos mais comuns tenham sido eliminados nos EUA, outros permanecem. Os fornecedores de água terão que remover a contaminação colocada no ambiente por outras indústrias.

Fonte: Euronews

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos