O biogás, resultante da decomposição dos resíduos orgânicos, será utilizado como combustível para essa geração de energia limpa e renovável.
Na última quarta-feira (24), a Essencis MG inaugurou sua primeira Termogás em Betim.
A usina para produção de biogás representa um marco importante na adoção de tecnologias sustentáveis na região, segundo a empresa.
Com um investimento significativo de mais de R$ 10 milhões, essa tecnologia pioneira na cidade reafirma o compromisso da empresa com a promoção de uma matriz energética mais verde.
Projetos sustentáveis
Alan Pierre de Espíndula Vieira, diretor regional da Essencis MG, destacou que a iniciativa faz parte de uma estratégia voltada para projetos sustentáveis.
A Termogás irá gerar energia elétrica a partir dos resíduos depositados no aterro sanitário local.
Segundo Alfredo Aguiar Neto, gerente da Essencis MG, a expectativa é que a usina atenda a uma demanda energética equivalente ao abastecimento de cerca de 10 mil pessoas por mês, por meio de um sistema de geração distribuída.
A capacidade de geração será de 7.500MWh por ano. O biogás, resultante da decomposição dos resíduos orgânicos, será utilizado como combustível para essa geração de energia limpa e renovável.
Processo de produção
O processo envolve a captura do biogás, proveniente da decomposição dos resíduos, seguido por rigorosos controles de qualidade para obter a maior concentração possível de gás metano.
Esse gás será então convertido em energia por meio de combustão controlada e entregue à rede de distribuição elétrica para compensação de consumo.
Essa iniciativa não apenas fortalece a posição da Essencis MG com metas ambientalmente responsáveis, mas também contribui para o avanço da sustentabilidade na geração de energia na cidade de Betim.
“Como uma das alternativas para geração de energia elétrica sustentável, a tecnologia irá gerar energia a partir dos resíduos depositados em nosso aterro sanitário. Desta forma, o biogás, proveniente da decomposição dos resíduos orgânicos, será o combustível utilizado para a geração dessa energia”, enfatiza Vieira.
Fonte: O Tempo Betim Essencis MG