Os pilares da Organização das Nações Unidas regem dez princípios que buscam encorajar as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social.
Criada oficialmente no período pós-Segunda Guerra Mundial, em 1945, por meio de documento de fundação conhecido como Carta das Nações Unidas, a Organização das Nações Unidas (ONU) possui o poder de discutir e tomar medidas necessárias para questões enfrentadas pela sociedade, como a questão da paz mundial, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, igualdade de gênero, terrorismo, entre outros.
No período de fundação, a ONU contava apenas com 51 Estados-membros e atualmente, é composta por 193 Estados-membros.
Nesses últimos anos, a ONU tem se concentrado no desenvolvimento sustentável, procurando medir todos os esforços para unir as nações em prol de um planeta mais justo e sustentável para todos.
Pacto Global: Divisor de águas?
Foi através do Pacto Global, lançado em 2000, que dez princípios universais foram divididos em quatro pilares, fazendo deles os principais pilares da Organização das Nações Unidas, são eles: Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção.
O Pacto Global é uma iniciativa criada para encorajar as empresas a adotarem políticas de responsabilidade social.
Voltada a grandes, pequenas e médias empresas e organizações não empresariais que visam melhorar suas práticas e/ou fomentar o setor empresarial, o Pacto Global é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa no mundo.
Diante disso, o presente artigo tem como objetivo principal apresentar os quatro pilares da ONU, que podem fazer parte da estratégia de negócios de sua empresa.
Quais são os 4 pilares da Organização das Nações Unidas que são partes fundamentais do Pacto Global?
Direitos Humanos (Derivados da Declaração Universal de Direitos Humanos)
- 1) Rege os seguintes princípios fundamentais: Respeitar e Proteger os direitos humanos reconhecidos internacionalmente;
- 2) Assegurar-se de sua não participação em violações destes direitos.
Além das necessidades humanas, essa área foca em aspectos de desenvolvimento humano, incluindo os fatores que formam o caráter do indivíduo em sua evolução, desde a sua concepção, como por exemplo, da educação infantil até a formação de um provável profissional, levando em consideração a dignidade humana, o direito a qualidade de vida, entre outros aspectos fundamentais para a evolução do ser.
Trabalho (Derivados da Declaração da Organização Internacional do Trabalho sobre Princípios e Direitos Fundamentais do Trabalho)
Rege os seguintes princípios fundamentais:
- 3) Apoiar a liberdade de associação e o reconhecimento efetivo do direito à negociação coletiva;
- 4) Eliminar todas as formas de trabalho forçado ou compulsório;
- 5) Abolição efetiva do trabalho infantil;
- 6) Eliminar a discriminação no emprego.
Esta área compreende melhores condições de trabalho, como a promoção do emprego produtivo e de qualidade, além de garantir os direitos do trabalhador, como a ampliação da proteção social, liberdade sindical, direito de negociação coletiva e o fortalecimento do diálogo social.
Meio Ambiente (Derivados da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento):
Rege os seguintes princípios fundamentais:
- 7) Apoiar uma abordagem preventiva aos desafios ambientais;
- 8) Desenvolver iniciativas para promover uma maior responsabilidade ambiental;
- 9) Incentivar o desenvolvimento e a difusão de tecnologias ambientalmente sustentáveis.
Como já mencionado neste presente artigo, a ONU possui alguns poderes e entre eles é exatamente discutir e tomar medidas necessárias para as questões que a sociedade enfrenta e durante esses últimos anos, nunca se falou tanto do meio ambiente.
Diante disso, várias metas são acordadas entre as nações, como a redução de emissão de gases de efeito estufa, o frequente combate às mudanças climáticas e até a recuperação de áreas degradadas em todo o mundo.
Nos últimos tempos, práticas sustentáveis vêm sendo incentivadas, com o objetivo de combater as mudanças climáticas, reduzir os impactos ambientais que o setor industrial deixa e reduzir o consumo de produtos não-sustentáveis.
Anticorrupção (Derivado da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção)
Rege o princípio fundamental:
- 10) Combater a corrupção em todas as suas formas, inclusive extorsão e propina).
Para uma sociedade e organizações mais justas, é necessário implementar políticas contra a corrupção efetivas que promovam a participação da sociedade e reflitam os princípios do Estado de Direito, tais como a integridade, transparência, entre outros.
Essas medidas de prevenção devem ser contempladas em todos os setores, tanto o setor público quanto o setor privado, desenvolvendo padrões de auditoria e de contabilidade para as empresas, prover sanções civis, administrativas e criminais efetivas e que tenham um caráter inibidor para futuras gerações.
É preciso eliminar todas as formas de corrupção, como o desvio de recursos públicos, subornos, lavagem de dinheiro, apropriação indébita, abuso de poder, enriquecimento ilícito, fraude, obstrução da justiça, tráfico de influência, entre outros.
Aposte no Pacto Global em sua estratégia de negócios
Idealizado pelo ex-secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o principal objetivo é desenvolver e apoiar ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
Apesar de não corresponder a um código regulatório, de conduta obrigatória, ou seja, é totalmente voluntário, a iniciativa fornece diretrizes fundamentais para promover o crescimento saudável e da cidadania por meio de lideranças empresariais e governamentais comprometidas e inovadoras.
Aderir ao Pacto Global é uma excelente oportunidade de negócios, pois além de receber apoio para investir em práticas de sustentabilidade, existe a oportunidade de participar de eventos nacionais e internacionais, ou seja, é uma forma de ampliar a rede de contatos, podendo ganhar visibilidade e reconhecimento.
Confira o artigo ODS: Conheça os objetivos da Organização das Nações Unidas para as empresas
Fontes:
ABRADI – Associação Brasileira dos Agentes Digitais: Pacto Global da ONU: 4 pilares para transformar seu ambiente de negócios – Abradi
Meio Sustentável: Pacto global: o que é, princípios, como aderir e muito mais (meiosustentavel.com.br)
Dar Conselho: Quais os 4 pilares da ONU? (darconselho.com)
Auditório Ibirapuera: Quais são os 4 pilares da ONU? (auditorioibirapuera.com.br)
Brasil Escola: ONU: história, objetivos, países-membros – Brasil Escola (uol.com.br)
UNODC – United Nation Office on Drugs And Crime: Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção (unodc.org)Organização Internacional do Trabalho
Por: Marco A. Monti – Gestor Ambiental