Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma Agenda Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, composta 17 objetivos, 169 metas e divididos em 4 grandes áreas.
Firmado em 2015, a Organização das Nações Unidas, entrou com um plano de ação global audacioso que tem como objetivo contar com a colaboração de todas as nações para solucionar problemas complexos de desenvolvimento, através de práticas que contemplam a sustentabilidade.
Esses problemas de desenvolvimento, abrange todos os aspectos que envolve a humanidade, tanto no meio ambiente, como na própria sociedade civil.
Assim, os 193 Estados membro da ONU, incluindo o Brasil, se comprometeram a colaborar com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidas como ODS.
Com isso, ficou estipulado que todos os Estados membros contribuem para um plano de ação global para eliminar a pobreza extrema e a fome, oferecer educação de qualidade para todos, proteger o planeta e promover sociedades pacíficas e inclusivas até 2030, este plano se chama Agenda 2030.
Durante a Cúpula das Nações Unidas de 2015, foram definidos 17 temas humanitários que compõem essas ODS’s, servindo como prioridade nas políticas públicas internacionais até 2030 para a agenda socioambiental.
Considerando que as ODS’s têm como prioridade as políticas públicas internacionais, elas são divididas em quatro grandes áreas que são fundamentais para a humanidade e para o planeta e que o presente artigo tem como objetivo principal descrevê-las.
Venha com o Portal Sustentabilidade e entenda as 4 principais áreas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030.
Quais são as 4 principais áreas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)?
As ODS’s compreendem 17 objetivos e 169 metas e podem ser divididos em quatro grandes áreas.
Social: relacionada às necessidades humanas, de saúde, educação, melhoria da qualidade de vida e justiça.
Alinhada com a dignidade da pessoa humana, desenvolvimento humano e sua evolução perante a sociedade e o mundo que vive, o objetivo não é somente acabar com a pobreza e a fome em todas as suas formas e dimensões, mas garantir que todos os seres humanos possam realizar o seu potencial em dignidade e igualdade, em um ambiente saudável.
Ambiental
Busca a preservação e conservação do meio ambiente, com ações que vão da reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, entre outras.
A determinação é proteger o planeta da degradação, sobretudo por meio do consumo e da produção sustentáveis, da gestão sustentável dos seus recursos naturais e tomando medidas urgentes sobre a mudança climática, para que o mundo possa suportar as necessidades das gerações presentes e futuras.
Econômica
Aborda o uso e esgotamento dos recursos naturais, a produção de resíduos, o consumo de energia, entre outros.
A premissa desta área é fazer com que o progresso econômico, social e tecnológico ocorra em harmonia com a natureza, garantindo que todos os seres humanos possam desfrutar de uma vida próspera e de plena realização pessoal.
Institucional
Diz respeito às capacidades de colocar em prática os objetivos do desenvolvimento sustentável em ação.
É necessário mobilizar os meios necessários para implementar o desenvolvimento sustentável, formando parcerias, incentivando práticas sustentáveis dentro e fora das organizações.
Nesta área, as ODS’s convidam todas as partes envolvidas, não somente a nação, mas o mundo todo a desempenhar um papel fundamental para colocar em prática os objetivos do desenvolvimento sustentável para que possamos ter um mundo mais justo, sustentável e correto em todos os aspectos, sociais, ambientais e econômicos.
Determinadas a libertar a raça humana da tirania da pobreza e da penúria e a curar e proteger o nosso planeta, esse plano de ação global também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade.
Todas as nações e todas as partes envolvidas neste plano, buscam tomar medidas inovadoras e transformadoras que são necessárias para direcionar o mundo para um caminho sustentável e resiliente, de forma que se concretize de fato os direitos humanos de todos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das meninas e das mulheres.
Assim, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) buscam estimular ações para os próximos 15 anos em áreas de importância crucial para a humanidade e para o planeta.
Fontes:
Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil
Leia também: ODS: Conheça os objetivos da Organização das Nações Unidas para as empresas