No Dia Mundial da Reciclagem, Rio de Janeiro terá mutirão de limpeza na orla

rio de janeiro

Aterro do Flamengo (RJ) receberá a ação, que visa reforçar a importância do descarte correto e da reciclagem dos resíduos.

O Movimento Plástico Transforma, em parceria com a SOLOS e a Secretaria Municipal de Educação (SME), realizará, na sexta-feira, 17 de maio, Dia Mundial da Reciclagem, a partir das 8h30, um mutirão de limpeza na orla do Aterro do Flamengo.

A ação contará com a presença de 90 voluntários (estudantes e voluntariado inscrito), que participarão também de atividades educativas, conduzidas pela SOLOS, startup baiana que desenvolve soluções inteligentes para a gestão de resíduos e redução do desperdício.

A iniciativa, que acontece pela primeira vez de maneira simultânea em três cidades do Brasil (Rio de Janeiro, Salvador e Vitória), visa reforçar a importância do descarte correto para promoção da conscientização ambiental e melhoria da qualidade de vida nas cidades.

Para isso, os voluntários participarão de uma “Gincana Sustentável” e na sequência serão divididos em grupos para realizar a atividade de coleta de resíduos recicláveis.

Resíduos enviandos para cooperativas

Limpeza
Foto: Movimento Plástico

Todos os itens coletados nas areias das praias serão destinados para uma cooperativa parceira, tornando-se renda para catadores e matéria-prima para novas aplicações.

Segundo Fernanda Maluf, integrante do grupo técnico do Movimento Plástico Transforma, a ação é uma importante ferramenta de educação ambiental para a população.

“A realização de um mutirão de limpeza como este, na cidade do Rio de Janeiro e em mais de uma capital ao mesmo tempo, não apenas transforma o ambiente físico, mas também educa e sensibiliza a população sobre a importância da preservação ambiental. Ao participar ativamente na limpeza de espaços públicos, as pessoas se tornam agentes de mudança, compreendendo que o cuidado com o meio ambiente é responsabilidade coletiva.”

Para a fundadora da SOLOS, Saville Alves, realizar o mutirão de limpeza é uma oportunidade de impactar positivamente a conscientização ambiental. 

“Realizar essa ação em três cidades diferentes em conjunto com o Movimento Plástico Transforma e as prefeituras locais é um enorme prazer para nós dá SOLOS. Com esses mutirões, reforçamos a conscientização ambiental a fim de mostrar que a sustentabilidade é para todos. Além disso, ao limpar as praias, promovemos não apenas a preservação ambiental, mas também estimulamos o senso de comunidade e responsabilidade coletiva. A participação da SOLOS nesse mutirão é crucial para colocarmos em prática nosso grande sonho de fazer a reciclagem acontecer no Brasil, de forma justa e inclusiva”.

Educação Ambiental

Limpeza
Foto: Reprodução/Pexels

A proposta é que ao fim da ação as crianças e jovens de escolas públicas participantes, possam criar uma nova perspectiva de cidadania e contribuam ativamente para a limpeza deste cartão postal e se tornem multiplicadores em suas casas e comunidades.

Ações transformadoras como estas, mostram a relevância da preocupação com o meio ambiente, impactando não apenas socialmente, mas também contribuindo para diminuir os impactos das mudanças climáticas.

Além desta ação nas três capitais, o Movimento Plástico Transforma já realizou mutirões de limpeza no Porto da Barra, em Salvador, que contou com mais de 80 voluntários e recolheu cerca de 40 quilos de resíduos; no Lago Guaíba, em Porto Alegre, com cerca de 60 voluntários e recolheu mais de 46 quilos de resíduos e outras duas edições no Rio de Janeiro: uma na Praia de Copacabana, que reuniu mais de 90 voluntários com recolhimento de 68 quilos de resíduos, e outra na Praia do Leme, em que 60 voluntários recolheram 80 quilos de resíduos.

Com informações do Movimento Plástico Transforma

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos