O Fundo para Parcerias Científicas Internacionais (ISPF) é um fundo do Governo Britânico destinado a fomentar pesquisa e inovação.
No dia 20 de maio, das 18:00 às 21:30, o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, sediará o evento “Celebração da Parceria Brasil-Reino Unido em Ciência”, organizado pelo Governo Britânico.
A ocasião contará com a presença de Adam Jackson, Diretor do Ministério de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) do Reino Unido, e da Embaixadora britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq.
Serão realizados dois painéis informativos com a presença de instituições brasileiras e britânicas de renome compartilhando suas experiências de trabalho conjunto.
Além disso, será anunciado o lançamento do International Science Partnerships Fund (Fundo para Parcerias Científicas Internacionais – ISPF)
Pesquisa e inovação
O Fundo para Parcerias Científicas Internacionais (ISPF) é um fundo do Governo Britânico destinado a fomentar pesquisa e inovação. Ele busca colocar ciência, tecnologia, pesquisa e inovação no coração da colaboração internacional feita pelo Reino Unido.
O fundo permitirá que pesquisadores britânicos trabalhem com seus pares em todo o mundo, em quatro áreas temáticas chave: Planeta Resiliente, Saúde, Tecnologia a Talentos do Amanhã.
Até o momento, o Brasil é único país da América Latina elegível ao Fundo e o Governo Britânico se disponibiliza para ajudar pesquisadores e acadêmicos brasileiros a se beneficiarem ao máximo desta oportunidade.
O evento é voltado para membros da comunidade científica e divulgadores da ciência no Brasil.
Programação
A abertura, marcada para as 18:00, será conduzida pelo Dr. Fabio Scarano, curador e professor da Cátedra UNESCO de Alfabetização em Futuros, e pela Embaixadora Britânica no Brasil, Stephanie Al-Qaq.
O primeiro painel, “Colaboração Brasil-Reino Unido: amplificando o impacto científico”, ocorrerá das 18:15 às 18:45. Este painel contará com a participação de David Lapola, da UNICAMP, representando o projeto AmazonFACE, e Renato Santana de Aguiar, da UFMG, que falará sobre a New Variant Assessment Platform (NVAP).
Em seguida, das 18:45 às 19:15, será realizado o segundo painel intitulado “Impulsionando carreiras através da parceria Brasil-Reino Unido”. Entre os palestrantes, estarão o Dr. Bruno Souza Carmo, do Research Center for Greenhouse Gas Innovation (RCGI), a Dra. Maria Augusta Arruda, diretora do Laboratório Nacional de Biociências no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (LNBIo-CNPEM), e João Arthur Reis, da FAPESP.
O evento será encerrado com um discurso de Adam Jackson, diretor do Ministério de Ciência, Inovação e Tecnologia (DSIT) do Reino Unido, das 19:15 às 19:25.
A programação será seguida por um coquetel, que se estenderá das 19:30 às 21:30, proporcionando uma oportunidade de networking e troca de ideias entre os participantes.
Com informações da Embaixada Britânica