A união entre atores e instituições de ensino superior representa uma etapa crucial para o fomento de pesquisa e inovação em escala global.
Uma parceria entre uma startup brasileira e pesquisadores de instituições de ensino superior resultou na elaboração de dois Science-Policy Briefs e estudos de caso, apresentados no 9º Fórum Multilateral sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para os ODS das Nações Unidas (ONU).
Esses estudos destacam a relevância da economia circular e da valorização de resíduos industriais para mitigar os impactos adversos das mudanças climáticas, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e acelerar a transição para uma economia mais sustentável.
Desenvolvimento sustentável
No primeiro estudo, intitulado ‘O papel da valorização de resíduos na transição para uma economia circular’, foi identificada uma oportunidade econômica significativa de 4,5 bilhões de dólares resultantes da adoção de práticas de economia circular, além do mapeamento de barreiras a serem superadas, como a diversidade de resíduos gerados e os custos operacionais iniciais.
Já o segundo estudo, ‘Valorização de resíduos industriais: contribuições para o alcance dos ODSs no Brasil’, ressalta o papel ativo e engajado do Brasil no cenário internacional em prol do desenvolvimento sustentável, destacando políticas públicas e a necessidade de incentivos para promover um futuro mais sustentável e próspero.
Pesquisadores da Unisul, parte do ecossistema Anima, tiveram um destaque significativo no 9º Fórum Multi-Stakeholder de Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, organizado pela ONU.
Cinco estudos de caso foram selecionados e desenvolvidos pelo Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), demonstrando a relevância das pesquisas realizadas pela universidade.
Entre os tópicos abordados estão o sistema de transporte de Florianópolis, gestão de resíduos na transição para a economia circular, e o empoderamento de uma comunidade no Nordeste do Brasil.
Pesquisa e inovação
A parceria entre a startup 4Feedstock e as instituições de ensino superior, como UNISUL, UFSC, UFRS, UnB, FIPGuanambi e o Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens), é fundamental para impulsionar a pesquisa e a inovação em escala global.
De acordo com Wellyngton Amorim, Diretor de Comunicação na 4Feedstock e Pesquisador do GREENS, a união entre atores e instituições de ensino superior representa uma etapa crucial para o fomento de pesquisa e inovação em escala global.
“Entendemos que as colaborações entre os setores acadêmicos, políticos, tecnológicos e de empreendedorismo no Brasil podem impulsionar significativamente o conhecimento e a inovação. Tanto a equipe da 4Feedstock quanto do Centro de Desenvolvimento Sustentável sentem-se honradas em contribuir para esse debate global. Seguiremos unidos e comprometidos com a construção de um futuro sustentável, onde o respeito ao meio ambiente, a mitigação dos impactos das mudanças climáticas, a promoção da igualdade social e a criação de ambientes propícios para ideias e inovações sejam prioridades. Essa é a nossa missão, e continuaremos lutando por ela com dedicação e determinação”.
José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra, coordenador dos Programas de Pós-Graduação em Administração, destacou que a seleção desses estudos coloca a UniSul entre as principais universidades do mundo, sublinhando a importância do fórum como um espaço de debate sobre ciência e inovação em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Os estudos, desenvolvidos em parceria com mais de dez universidades brasileiras e internacionais, refletem o impacto direto da pesquisa científica na transformação social e na melhoria da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e a qualidade de vida da população.
Com informações da 4Feedstock