Até 2050, 80% da energia seja proveniente de fontes sustentáveis, com a energia eólica e solar respondendo por 66% desse total, aponta estudo.
Estudos recentes apontam para uma transformação significativa no panorama energético mundial: a energia solar deve se tornar a principal fonte de geração elétrica após 2035.
O avanço tecnológico, a crescente popularização da energia solar e a conscientização ambiental estão entre os principais impulsionadores dessa mudança, uma tendência que ganhará ainda mais força ao longo dos anos.
De acordo com um estudo da Statkraft, espera-se que até 2050, 80% da energia seja proveniente de fontes sustentáveis, com a energia eólica e solar respondendo por 66% desse total.
Essa projeção é reforçada pela expansão contínua da capacidade de energia solar, que não apenas oferece vantagens econômicas mensuráveis na conta de luz, mas também contribui para a construção de um futuro mais sustentável, atendendo à crescente demanda ambiental.
Brasil está em vantagem com relação aos outros países
O Brasil, em particular, está bem posicionado em relação a essa transição energética. Segundo o Ministério de Minas e Energia, a energia solar já representa mais de 14% de toda a matriz elétrica do país, atingindo a marca de 32 GW (gigawatts) em potência instalada em junho de 2023.
Além disso, a energia solar é utilizada atualmente em 98,9% de todas as conexões de geração distribuída no país.
O governo brasileiro tem desempenhado um papel fundamental no estímulo ao crescimento da energia solar, eliminando impostos de importação sobre equipamentos do setor e, assim, aumentando sua competitividade no mercado nacional.
O país também se destaca entre os membros do BRICS, sendo que em 2023, 47,4% da energia ofertada no Brasil resultaram de fontes renováveis, segundo o Balanço Energético de 2023, do Ministério de Minas e Energia.
Benefícios a longo prazo
Apesar dos benefícios evidentes, muitas pessoas ainda têm dúvidas em relação ao custo e ao benefício da energia solar a longo prazo.
A questão financeira é frequentemente citada como um obstáculo, apesar das economias mensais evidentes na conta de energia. Porém, quem não tem espaço ou dinheiro para construir, pode fazer parte dessa transformação através da geração distribuída.
Nesse modelo, a empresa de GD se responsabiliza pela construção da usina e partilha entre associados os benefícios de uma energia limpa e mais barata.
A energia solar está rapidamente se consolidando como uma força dominante na geração de energia global. Com seus benefícios econômicos e seu impacto positivo no meio ambiente, a energia fotovoltaica está destinada a se tornar uma referência na busca por uma energia mais limpa e sustentável.
É uma mudança que não só beneficia o bolso dos consumidores, mas também o futuro do nosso planeta.
Por: Kim Lima – Diretor de Comercial e Marketing da Evolua Energia