Iniciativa transforma caixas de papelão em camas para doações para o Rio Grande do Sul

camas

As camas serão distribuídas entre os colaboradores da empresa que foram afetados e as comunidades atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul.

Por: Redação Portal Sustentabilidade

Dois funcionários da AGCO desenvolveram um inovador projeto de reaproveitamento de caixas de papelão, transformando-as em camas temporárias para ajudar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.

A AGCO, líder global na fabricação e distribuição de máquinas agrícolas e tecnologias de precisão, tem uma unidade em Canoas, uma das cidades mais afetadas pelas recentes chuvas.

Os colaboradores José Silveiro e Maike Wunsch, da unidade AGCO de Jundiaí (SP), idealizaram as camas para oferecer uma solução temporária aos desabrigados.

Economia circular

camas
Foto: AGCO

A montagem das camas, feitas 100% de papelão e capazes de suportar até 130 kg, ficou a cargo da Fenix Paper, fornecedora de caixas de papelão para peças da AGCO Parts.

Além de leves e fáceis de montar, as camas foram projetadas com o conceito de economia circular, prolongando a vida útil do papelão que seria destinado à reciclagem ou a aterros.

O primeiro lote, com 30 camas, foi despachado em 14 de junho e um novo envio está previsto para esta semana, com a previsão de produção de mais 50 unidades. Maikel Wunsch, gerente de Ecommerce da AGCO, explicou que o papelão não é tão resistente quanto a madeira, por isso a equipe coletará feedback dos usuários para aprimorar o produto.

“Dependendo da resposta positiva, estudaremos maneiras de viabilizar mais unidades”, afirmou Wunsch.

Importância da iniciativa

papelão
Foto: Reprodução/Pexels

Wanderson Salles, presidente do Grupo Fenix Paper, destacou a importância da iniciativa para as famílias afetadas.

“Produzimos um primeiro lote de camas de papelão em nossa planta em Diadema/SP e estamos preparando o segundo lote, que será entregue até meados de julho de 2024”, disse Salles.

Rodrigo Junqueira, gerente-geral da AGCO e vice-presidente da Massey Ferguson América do Sul, enalteceu a colaboração e a solidariedade dos funcionários.

“Estamos extremamente orgulhosos de nossos colaboradores e parceiros pela dedicação e criatividade em desenvolver uma solução que pode fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou Junqueira.

As camas serão distribuídas entre os colaboradores da empresa que foram afetados e as comunidades atingidas pelas inundações no Rio Grande do Sul, representando uma ação concreta de apoio e solidariedade em um momento crítico.

Fonte: InvesteSP

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos