Responsável por fazer a logística reversa do OLUC, a rerrefinadora tem ampliado anualmente o volume de coleta em todo o País.
A Lwart Soluções Ambientais, uma das maiores indústrias do mundo no segmento de rerrefino do óleo lubrificante usado ou contaminado – OLUC, segue como a empresa de maior participação no mercado nacional de coleta do resíduo e também com a maior abrangência no território brasileiro.
Em 2023, a empresa atingiu o montante de 240 milhões de litros de OLUC rerrefinados.
A Lwart Soluções Ambientais é uma empresa especializada na transformação de resíduos. A companhia anunciou em outubro do ano passado, o investimento de R$ 1 bilhão na expansão do parque produtivo localizado em Lençóis Paulista (SP).
Resíduo perigoso

O óleo lubrificante usado ou contaminado, conhecido como OLUC, é um resíduo perigoso e um dos principais vilões do meio ambiente e da saúde pelo alto poder de contaminação de água, solo e ar, quando descartado incorretamente.
A legislação brasileira estipula que o único destino correto para o OLUC é o processo de rerrefino, uma espécie de reciclagem que, por meio da tecnologia, transforma o resíduo em óleo básico para a produção de novos lubrificantes.
A gestão do OLUC realizada pela Lwart é uma referência no setor e um exemplo de economia circular. A tecnologia empregada pela empresa permite a transformação e maximiza o reaproveitamento do óleo lubrificante já usado que entra no processo industrial.
Aumento na capacidade de processamento do OLUC

Com o investimento, a capacidade de processamento do óleo lubrificante usado ou contaminado crescerá em 50%, passando dos atuais 240 milhões de litros/ano para 360 milhões de litros/ano. Quando a nova fábrica entrar em operação, em 2025, a empresa se tornará a segunda maior rerrefinaria do mundo.
A ampliação permitirá à empresa produzir maior volume de óleo básico de alta performance do Grupo II -, produto que o Brasil necessita de importação por não ser autossuficiente em sua produção.
“A Lwart tem ampliado anualmente o volume de coleta em todo o território nacional e, com a expansão, devemos crescer ainda mais. Esse investimento permitirá que um maior volume de OLUC seja gerido de forma correta e por consequência, uma maior produção de óleo básico de alta performance do Grupo II no País”, finaliza Rodrigo Maia – Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais.
Por: Rodrigo Maia – Diretor de Coleta e Logística da Lwart Soluções Ambientais