O trabalho dos gestores de resíduos possui uma influência direta na preservação do meio ambiente e na melhora do Planeta Terra.
Já parou pra pensar que hoje em dia, literalmente todas as empresas geram algum tipo de resíduo?
Uma das carreiras mais incríveis e importantes, sem dúvidas é a carreira de Gestor de Resíduos, principalmente porque não envolve apenas a sustentabilidade ambiental, mas envolve a capacidade de manter o nosso meio organizado e limpo de forma a evitar a contaminação do solo, água e ar, provocando a disseminação de doenças e muitas outras formas que impactam no meio ambiente.
Em poucas linhas, é correto dizer que se trata de um profissional responsável por garantir que os resíduos saíram do ponto de geração e chegaram ao destino final com tratamento adequado.
Diante dos fatores apresentados logo no início deste artigo, é possível perceber o tamanho da responsabilidade de um gestor de resíduos?
Para se ter uma ideia da dimensão desta profissão dentro de uma indústria, este profissional pode ser o técnico do meio ambiente, gestor ambiental, coordenador ou gerente de meio ambiente.
Mas muita calma nessa hora, porque não é só isso, tem muito mais!
Por isso, venha com o Portal Sustentabilidade e conheça 5 motivos para ser um Gestor de Resíduos.
Motivo 1
Toda atividade onde há pessoas, gera resíduos, e as empresas precisam contratar profissionais capacitados para gerenciar.
Isso significa portas abertas para a geração de emprego, levando em consideração a procura por profissionais que possam fazer o gerenciamento dos resíduos que são gerados pelas pessoas dentro do ambiente de trabalho.
Motivo 2
Mais da metade dos resíduos sólidos urbanos no Brasil são destinados de maneira incorreta.
Segundo o Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil, lançado pela ABRELPE, durante o ano de 2022, o Brasil alcançou um total de aproximadamente 82 milhões de toneladas, o que corresponde a 224 mil toneladas diárias. Com isso, cada brasileiro produziu, em média, 1,043 kg de resíduos por dia.
Outra questão que deve ser tratada de forma emergencial no Brasil, apenas 5% do lixo é reciclado e, além do gerenciamento adequado ser uma das alternativas para solucionar o problema, outras alternativas é apoiar a criação de tecnologias da economia circular.
Motivo 3
Se o profissional trabalhar em outro setor da área ambiental (efluentes, água, energia, etc.), ela com frequência terá contato com resíduos e deverá saber o que fazer.
É preciso compreender que todos os setores vão gerar resíduos, portanto é necessário que todos os envolvidos saibam como proceder com aquilo que geram.
Geralmente, os funcionários passam por treinamentos ou até palestras para que possam adquirir conhecimento suficiente para gerenciar todos os resíduos que geram.
Por isso, a conscientização e o incentivo por práticas sustentáveis são elementos fundamentais para saber como proceder com os resíduos gerados.
Hoje em dia, a qualificação na área da gestão de resíduos já é considerada como um fator diferencial para obter destaque no mercado de trabalho.
Motivo 4
O mercado demanda cada vez mais profissionais qualificados e especialistas. O mundo hoje é muito exigente quanto as práticas ambientais.
A responsabilidade ambiental é essencial para as empresas e conhecer as legislações ambientais e exercer práticas ambientais determinam os resultados dos negócios.
Diante disso, o mercado de trabalho tem exigido dos profissionais e colaboradores, qualificações que estejam relacionadas a tudo que envolve o meio ambiente e a sustentabilidade, não apenas para diminuir os impactos que geram, mas para investir cada vez mais em uma área que cresce constantemente e que tem evoluído bastante em todos os setores.
Assim, todos os setores do mercado de trabalho global estão exigindo profissionais que possuem habilidades sustentáveis, o que é o caso do gestor de resíduos nas corporações;
Motivo 5
Não é necessário ter uma graduação específica para atuar nesta área. É possível atuar como gestor de resíduos empreendendo, atuando em empresas de compostagem, reciclagem, transporte, etc.
Um exemplo disso é o que acontece em uma indústria, onde o gestor de resíduos pode ser o técnico de meio ambiente, o gerente de meio ambiente ou o funcionário responsável pelo setor.
Outro exemplo disso é a empresa de consultoria, em que o profissional pode ser o responsável em gerenciar os resíduos de outras empresas ou até mesmo elaborar e implementar um Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.
Porém, o PGRS é o único serviço que exige a autorização do Conselho para ser elaborado.
A carreira de um Gestor de Resíduos
Talvez uma das carreiras mais bonitas, essa profissão oferece inúmeras oportunidades, pois a questão ambiental é uma realidade e por essa razão, seguir a carreira de gestor de resíduos é muito mais do que um trabalho, é uma verdadeira missão, pois se trata de uma peça essencial para qualquer empresa.
O gerenciamento de resíduos é hoje uma das funções mais requisitadas no Brasil, e ainda existem pouquíssimos profissionais capacitados para assumir essa tarefa.
O trabalho dos gestores de resíduos possui uma influência direta na preservação do meio ambiente e na melhora do Planeta Terra.
Se você deseja se profissionalizar na área de gestão de resíduos, o Portal Sustentabilidade em parceria com a Anhanguera Educacional oferecem o MBA em Gestão de Resíduos.
Conheça o conteúdo programático neste link.
Por: Marco A. Monti – gestor ambiental
Fontes:
Sustentabilidade: Global Green Skills Report 2023
ABRELPE lança a nova edição do Panorama de Resíduos Sólidos no Brasil