Como a reciclagem de latas de alumínio contribui para evitar a emissão de cerca de 1,8 milhão de toneladas de gás carbônico anualmente

reciclagem.

O processo de reciclagem de latas de alumínio reduziu em 70% as emissões de gases de efeito estufa em 2023.

A reciclagem de latas de alumínio tem se mostrado uma prática eficiente na luta contra a poluição e as mudanças climáticas.

De acordo com dados da Recicla Latas, somente em 2023 foram evitadas 1,8 milhão de toneladas de dióxido de carbono, um dos gases de efeito estufa (GEEs).

Com a urgência de mudança dos hábitos de produção e consumo frente à crise climática, a reciclagem surge como uma solução necessária  para reduzir a emissão de GEEs e preservar os recursos naturais.

Redução de consumo

recialgem.
Foto: Reprodução/Pexels

Os dados também mostram que a reciclagem de alumínio consome até 95% menos energia do que a produção a partir da extração do minério, para cada 1kg de alumínio reciclado, são poupados 5kg de bauxita. O que pode reduzir em até 70% as emissões de gases do efeito estufa em todo o ciclo da latinha.

”Além desse efeito, a reciclagem de alumínio consome até 95% menos energia do que a produção a partir da extração do minério na natureza. Para nós, o combate à poluição é importante, pois  a reciclagem preserva recursos naturais valiosos, diminuindo a necessidade de mineração e, consequentemente, protegendo florestas e ecossistemas”, afirma Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas, entidade gestora responsável pelo aperfeiçoamento da reciclagem de latas de alumínio para bebidas no Brasil. 

No que diz respeito à reciclagem de latinhas, o Brasil é um líder global. Segundo o Índice de Reciclagem de Latas de Alumínio no Brasil, realizado pela Recicla Latas, o país reciclou quase 6 mil toneladas de latas de alumínio para bebidas desde 1990, chegando a alcançar o índice de 100% de latas recicladas em 2022. 

“Reduzir as emissões de GEEs, economizar energia, preservar recursos naturais e gerar empregos e renda são apenas alguns dos impactos positivos da prática de reciclagem de alumínio. Apoiar e incentivar essa ação é fundamental para construir um futuro mais sustentável e mitigar os efeitos das mudanças climáticas”, completa Renato.

Por: Renato Paquet, secretário executivo da Recicla Latas.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos