Novo modelo promete reduzir emissões de CO2 no setor ferroviário, utilizando tecnologias limpas e materiais recicláveis, além de oferecer conforto e acessibilidade para todos os passageiros.
A fabricante suíça Stadler Rail apresentou seu mais novo modelo de trem com tecnologias inovadoras e foco na preservação do meio ambiente: o Regio-Shuttle Zero (RS Zero), movido a bateria elétrica e hidrogênio.
O anúncio foi feito durante a feira InnoTrans 2024, em Berlim, Alemanha, um dos maiores eventos de transporte ferroviário do mundo.
De acordo com a empresa, o RS Zero é o sucessor do Regio-Shuttle RS1, trazendo como grande diferencial a utilização de uma fonte de energia limpa, que não emite dióxido de carbono (CO2), minimizando os impactos ambientais.
Fontes mais sustentáveis
A inovação promete impulsionar a transição energética no setor ferroviário, especialmente em países como a Alemanha, onde 38% das linhas de trem ainda não são eletrificadas. De acordo com a Stadler Rail, o novo trem é uma solução para linhas secundárias que ainda dependem de combustíveis fósseis, oferecendo uma alternativa que alia eficiência energética e sustentabilidade.
O veículo pode ser abastecido tanto por eletricidade quanto por hidrogênio, o que permite sua adaptação a diferentes condições de infraestrutura ferroviária.
O design futurista do RS Zero preserva um dos elementos característicos de seu antecessor: as icônicas janelas trapezoidais. Além disso, a Stadler apresentou o trem em duas versões distintas: uma com capacidade para 70 passageiros e outra para 150.
O interior foi projetado para oferecer conforto e praticidade, com assentos padrão, áreas reservadas para passageiros que buscam mais privacidade, além de assentos para pessoas com deficiência, espaço para cadeirantes, banheiros e áreas dedicadas ao transporte de bicicletas, carrinhos de bebê e malas.
Segundo o presidente do Conselho de Administração do Stadler Group, Peter Spuhler, o RS Zero representa o início de um novo capítulo na história da empresa.
“O Regio-Shuttle RS1 é uma parte importante da história da Stadler. Entregamos o último veículo a um cliente há 11 anos. Agora estou feliz por começarmos um novo capítulo nesta história de sucesso com o RS ZERO, que nos permite expandir ainda mais nossa liderança tecnológica no campo de tecnologias de acionamento alternativas”, afirmou Spuhler.
Inovação sustentável
Além de ser movido a hidrogênio e eletricidade, o RS Zero se destaca pelo compromisso ambiental na escolha de seus materiais.
De acordo com a Stadler Rail, o acabamento interno do trem é composto por 98% de materiais recicláveis, sem o uso de borracha sintética. O painel da parede lateral, por exemplo, é feito com garrafas PET recicladas, e o sistema de ar-condicionado foi desenvolvido para ser menos prejudicial ao meio ambiente. Essas inovações são parte da estratégia da empresa de oferecer um transporte mais verde e sustentável.
Outro diferencial importante do RS Zero é sua acessibilidade. O modelo foi projetado com piso baixo, sem degraus, facilitando o acesso para passageiros com mobilidade reduzida. Ansgar Brockmeyer, vice-presidente executivo de marketing e vendas do Stadler Group, destacou a preocupação da empresa em desenvolver um veículo leve e eficiente.
“Nosso objetivo era desenvolver um veículo particularmente leve que permitisse uma operação sem emissões em rotas secundárias. Com o RS ZERO, estamos oferecendo aos nossos clientes um trem que combina eficiência com o máximo conforto e fornece a melhor acessibilidade possível para todos os passageiros”, afirmou Brockmeyer.
Fonte: CNN