Água do esgoto é usada para aquecer a piscina, economizando o equivalente ao consumo de gás de 170 residências.
A piscina De Blinkerd, localizada na cidade costeira de Scheveningen, na Holanda, acaba de se tornar um marco de inovação e sustentabilidade ao abandonar completamente o uso de gás para aquecimento de suas instalações.
A partir de agora, o aquecimento da água das piscinas será feito com uma tecnologia que utiliza o calor proveniente da água do esgoto, promovendo uma significativa economia de recursos naturais e reduzindo a pegada de carbono da cidade.
Com a mudança, De Blinkerd se torna a primeira piscina pública de Haia a adotar esse tipo de sistema, conhecido como riothermie, que promete economizar cerca de 170.000 metros cúbicos de gás natural por ano, o equivalente ao consumo de 170 residências.
De acordo com a prefeitura, essa iniciativa faz parte de um esforço contínuo de Haia para tornar suas instalações esportivas mais sustentáveis e eficientes em termos de energia.
Como funciona o sistema de riothermie?
A tecnologia de riothermie aproveita o calor gerado pelo esgoto da cidade para aquecer a água das piscinas.
Sob o solo, duas tubulações são responsáveis por essa troca de calor. Uma delas transporta água quente do esgoto, enquanto a outra leva um fluido refrigerante.
O calor do esgoto é transferido para o fluido refrigerante, que, por sua vez, alimenta as bombas de calor na sala de máquinas da piscina, onde o processo é finalizado para aquecer o ambiente e as piscinas. Depois de resfriada, a água do esgoto retorna ao sistema de esgoto da cidade.
De acordo com Robert Barker, vereador do meio ambiente de Haia, a cidade está dando um exemplo importante para o resto do país.
“Em toda a Holanda, ainda são poucas as piscinas que deixaram de usar gás. E, além disso, estamos fazendo isso de uma maneira inovadora: em vez de gás, utilizamos o calor da água do esgoto para aquecer o ambiente. Isso mostra que estamos fazendo a nossa parte para combater a crise climática.”
Impacto no esporte e na sustentabilidade
O projeto é motivo de orgulho também para o vereador de esportes, Hilbert Bredemeijer, que destacou a importância de investimentos como esse para o futuro.
“Boas e sustentáveis instalações esportivas são fundamentais para incentivar as pessoas a praticarem esportes e se manterem ativas. Em Haia, estamos investindo bastante para tornar nossos ginásios, campos e piscinas mais sustentáveis. A Blinkerd é um excelente exemplo de inovação. Com iniciativas como essa, Haia segue rumo a um futuro mais saudável e sustentável.”
Além da implementação do sistema de riothermie, a prefeitura de Haia também tomou uma série de medidas adicionais para aumentar a eficiência energética da piscina.
Todas as lâmpadas foram substituídas por iluminação LED, as grandes janelas foram equipadas com vidros isolantes e, durante a noite, cobertores são colocados sobre as piscinas para evitar a perda de calor, diminuindo assim o consumo de energia para manter a temperatura da água estável.
O projeto da piscina é mais um exemplo de como Scheveningen e Haia estão na vanguarda das soluções sustentáveis, contribuindo para um futuro mais verde e uma cidade mais resiliente diante dos desafios climáticos globais, segundo a prefeitura.
Fonte: Rodi.nl