Com 39% de sua capacidade energética proveniente de fontes limpas, o país acelera a transição e planeja adicionar 35 GW de energia solar e eólica até 2025.
Por: Redação Portal Sustentabilidade
A Índia está abrindo uma nova licitação para a contratação de 6.000 megawatts (MW) de energia proveniente de projetos de fontes renováveis, visando garantir o fornecimento durante os horários de pico.
De acordo com um edital publicado pela empresa estatal SJVN, a demanda será suprida por meio de um sistema de transmissão interestadual, que conecta a geração de energia a diferentes regiões do país.
Recorde de energia limpa
Segundo o anúncio, publicado no jornal Times of India, a meta é atender ao crescente consumo energético, alinhando-se ao objetivo do país de expandir significativamente a capacidade de energia limpa.
A Índia busca conectar um recorde de 35 gigawatts (GW) de capacidade de energia solar e eólica à sua rede até março de 2025, parte de um plano ambicioso de aumentar sua capacidade de energia não fóssil para 500 GW.
Segundo dados do governo, o país adicionou 10 GW de capacidade renovável entre abril e agosto deste ano, elevando o total para aproximadamente 153 GW.
Atualmente, cerca de 39% da capacidade total instalada de energia na Índia provém de fontes renováveis, incluindo energia solar, eólica, hidrelétrica e biomassa.
Aumento das fontes sustentáveis
A energia solar lidera com 89,43 GW de capacidade, seguida pela energia eólica, com aproximadamente 47 GW. Esse crescimento reflete os esforços contínuos do país para reduzir a dependência de combustíveis fósseis e promover a sustentabilidade.
De acordo com Bhupinder Singh Bhalla, secretário do Ministério de Novas e Renováveis Energias, o país prevê um aumento expressivo em projetos que incluam sistemas de armazenamento de energia acoplados a baterias.
Esse tipo de projeto é visto como essencial para assegurar o fornecimento contínuo, especialmente durante os picos de demanda.
Fonte: Reuters