Resíduo zero: Como o case de economia circular do óleo lubrificante usado é exemplo de logística reversa sem geração de resíduos

resíduo zero

O case da Lwart Soluções Ambientais destaca a aplicação prática do conceito de “Zero Waste”, transformando resíduos industriais em coprodutos para diferentes setores e otimizando recursos naturais.

No cenário atual, em que a sustentabilidade e a preservação ambiental se tornaram prioridades globais aceleradas pelas emergências climáticas, a indústria desempenha um papel crucial na busca por soluções que minimizem o impacto ambiental.

Já consolidado no Brasil, a economia circular na transformação do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado – OLUC, promovido pela Lwart Soluções Ambientais, é considera como um processo industrial sem resíduos ou “Zero Waste”, um conceito que visa fomentar a economia circular, transformando linhas de produção lineares em ciclos, otimizando o aproveitamento de recursos, reduzindo o desperdício e endereçando o que seriam simplesmente resíduos para se transformarem em novas soluções dentro do próprio processo industrial ou para outros setores.

De forma geral, a aplicabilidade de processos produtivos que resultem em resíduo zero é uma realidade, talvez ainda não tão presente como necessitamos em todos os setores, mas já possui cases relevantes como o do OLUC.

Entretanto, seguir por esse caminho exige investimentos diretos em novas tecnologias e o desenvolvimento de novos paradigmas na cadeia de produção, ressignificando processos. Mas o que é o Zero Waste na indústria?

O Conceito de Zero Waste na Indústria

óleo
Foto: Lwart Soluções Ambientais

Esse conceito não se limita apenas à eliminação de resíduos sólidos. Ele abrange a redução, reutilização e reciclagem de todos os tipos de resíduos, incluindo líquidos e gasosos.

O objetivo é criar um sistema em que todos os recursos são reutilizados ou reciclados, resultando em um ciclo fechado em que a geração de resíduos e rejeitos é mínima.

Abaixo, explico como a Lwart realiza a logística reversa do OLUC e como implementou de forma efetiva o Zero Waste em seu processo:

Case de Sucesso e Exemplo Prático

resíduo zero
Foto: Lwart Soluções Ambientais

A Lwart Soluções Ambientais, empresa brasileira e referência em economia circular no rerrefino do óleo lubrificante usado, transformou o seu processo de rerrefino em busca da não geração resíduos.

A empresa prioriza em seu processo de rerrefino a circularidade dos resíduos gerados, que dessa forma se transformam em coprodutos para outros setores, como o asfalto que é encaminhado para a indústria de construção civil, se tornando um novo produto, a manta asfáltica.

Os hidrocarbonetos leves que são reutilizados para reaquecimento da unidade industrial, evitando maior extração de recursos fósseis. E, os catalisadores em final de vida útil que são encaminhados para reciclagem por meio da indústria metalúrgica, onde comporão ligas metálicas. Esses também são exemplos que refletem a busca da Lwart pela ecoeficiência, pois todos os anos é desenvolvido pesquisa e aprimoramento da tecnologia que reflete no aumentando da vida útil dos catalisadores, em que se atingiu 14 meses de utilização na última campanha. Para cada 1m3 de OLUC processado é gerado 0,001 kg de catalisadores usados por campanha. É o zero waste na prática!

Além disso, a Lwart trata a água presente no resíduo e utiliza suas frações. Como exemplo, cito o projeto de reuso, que consistiu no reaproveitamento corrente de água do processo para a lavagem dos caminhões e demais equipamentos, e que reduziu em 7% o consumo de água na planta no último ano.

Por: Aylla Kipper – head de relações institucionais e sustentabilidade da Lwart Soluções Ambientais, uma das maiores indústrias do mundo no segmento de rerrefino de óleo lubrificante usado, e presidente da AMBIOLUC, entidade que representa a logística reversa do setor de rerrefino de óleo lubrificante usado no País.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos