Planta em Zaragoza produzirá baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), com capacidade de até 50 GWh, fortalecendo a mobilidade elétrica acessível na Europa e as metas de descarbonização.
Por: Redação Portal Sustentabilidade
A Stellantis e a CATL anunciaram um acordo para investir até €4,1 bilhões na construção de uma nova fábrica de baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) em Zaragoza, na Espanha.
A planta, projetada para ser completamente neutra em carbono, será desenvolvida em fases e visa iniciar a produção até o final de 2026, podendo alcançar uma capacidade de até 50 GWh, dependendo do mercado elétrico europeu e do suporte contínuo das autoridades espanholas e da União Europeia.
As baterias de LFP produzidas na fábrica serão destinadas a veículos elétricos (BEVs – Battery Electric Vehicles), incluindo sedãs, crossovers e SUVs nos segmentos B e C.
Metas de descarbonização europeia
Essa iniciativa está diretamente alinhada com as metas de descarbonização da frota na Europa, que incluem a redução de 55% nas emissões médias de CO₂ para carros e 50% para vans até 2030, com base nos níveis de 2021.
Além disso, a partir de 2035, todos os carros novos vendidos na União Europeia deverão ter emissões zero, eliminando gradualmente os motores a combustão interna.
Outro objetivo fundamental é o estímulo à adoção de veículos elétricos, impulsionado por subsídios, expansão da infraestrutura de carregamento e investimentos em tecnologia.
Essas medidas fazem parte do Pacto Verde Europeu, que visa a neutralidade climática até 2050, e incluem iniciativas como a produção local de baterias, que fortalecem a cadeia de suprimentos europeia e promovem sustentabilidade e independência.
“Estamos comprometidos com um futuro descarbonizado, utilizando tecnologias de bateria avançadas para oferecer produtos competitivos aos nossos clientes. Este empreendimento com a CATL trará uma produção inovadora para um local que já é líder em energia limpa e renovável, promovendo uma abordagem sustentável em todas as frentes.”, destacou John Elkann, Presidente da Stellantis.
Expansão da frota de elétricos
Com foco em oferecer produtos duráveis, de alta qualidade e mais acessíveis, a Stellantis reforçará sua estratégia de expandir a oferta de veículos elétricos no mercado europeu.
Essa joint venture, com participação igualitária de ambas as empresas, faz parte da estratégia “Dare Forward 2030” da Stellantis, que utiliza uma abordagem de dupla química – NMC (níquel-manganês-cobalto) e LFP – para atender às diversas necessidades dos clientes e ampliar a acessibilidade dos carros elétricos a bateria.
A fábrica de Zaragoza contribuirá para os esforços de CATL em atender às demandas tecnológicas dos clientes e apoiar as metas climáticas globais, fortalecendo ainda mais a transição energética e a mobilidade elétrica na Europa.
A Stellantis busca se tornar uma corporação carbono zero até 2038, explorando tecnologias inovadoras de células e pacotes de baterias. Já a CATL, que opera fábricas na Alemanha e na Hungria, expandirá suas capacidades de fabricação de baterias na Europa com o projeto na Espanha.
“Esta joint venture levou nossa colaboração com a Stellantis a um novo patamar. Nossa tecnologia de ponta, aliada à experiência da Stellantis em Zaragoza, garantirá um grande sucesso na indústria. Nosso objetivo é tornar a tecnologia de zero carbono acessível globalmente”, comenta Robin Zeng, CEO da CATL.
O fechamento da transação está previsto para 2025, sujeito às condições regulatórias habituais.
Fonte: Stellantis