Parque Nacional do Itatiaia inaugura sua primeira cachoeira com acessibilidade

Itatiaia

Cachoeira do Camapuã é a primeira do parque a oferecer acesso facilitado, com objetivo de promover inclusão e sustentabilidade.

Por: Redação Portal Sustentabilidade

O Parque Nacional do Itatiaia (PNI), um dos mais antigos e importantes do Brasil, anunciou nesta sexta-feira (10) a inauguração de sua primeira cachoeira acessível, a Cachoeira do Camapuã.

Localizada a 1.070 metros de altitude, na parte baixa do parque, a nova atração será aberta ao público em março deste ano, destacando-se como um marco na promoção da inclusão e acessibilidade.

Os visitantes poderão chegar até a cachoeira de carro, estacionar em um espaço destinado, e percorrer uma trilha de apenas 100 metros, equipada com corrimões para garantir segurança e conforto. Esta iniciativa faz parte do esforço contínuo do PNI para tornar suas atrações acessíveis a todos, segundo a ICMBio.

O Parque

Itatiaia
Itaporani crédito Wigold Bertoldo Schffer/ICMBio

O Parque Nacional do Itatiaia está localizado na Serra da Mantiqueira, abrangendo áreas dos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. A parte baixa do parque, onde está situada a Cachoeira do Camapuã, fica no estado do Rio de Janeiro, próximo ao município de Itatiaia.

Criado em 1937, o parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e cobre cerca de 30 mil hectares.

Reconhecido por sua rica biodiversidade, o parque é lar de uma vasta gama de flora e fauna, muitas vezes raras e ameaçadas. É um destino popular para turistas e pesquisadores, oferecendo uma variedade de trilhas, mirantes e cachoeiras, além de ser um importante centro de conservação ambiental.

Importância da acessibilidade

Asa de Hermes – Foto: IMCBio

A nova cachoeira acessível reforça o compromisso do PNI com a inclusão e a preservação ambiental, de acordo com a ICMBio.

A iniciativa contou com o apoio de parceiros como a SOS Mata Atlântica e a Eletrobras, que colaboraram com recursos e infraestrutura para viabilizar a obra. Essas parcerias são essenciais para a manutenção e melhoria dos atrativos do parque, garantindo que mais pessoas possam desfrutar de suas belezas naturais de forma inclusiva e sustentável.

A Cachoeira do Camapuã é mais um exemplo de como o Parque Nacional do Itatiaia continua a inovar e se adaptar para atender a um público diversificado, reafirmando sua posição como um dos destinos mais importantes e emblemáticos do Brasil, segundo a administração.

Fonte: ICMBio

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos