Tecnologia inovadora permite fachadas solares em edifícios, reduzindo consumo de energia e impacto ambiental.
Por: Redação Portal Sustentabilidade
A Next Energy Technologies, uma start-up da Califórnia especializada em fotovoltaicos orgânicos (OPV), revelou o que afirma ser a maior janela fotovoltaica orgânica totalmente transparente do mundo.
Com 101,6 cm por 152,4 cm (3,3 pés x 4,9 pés), a inovadora janela laminada capaz de gerar energia foi desenvolvida na linha piloto de produção da empresa. O produto integra uma camada transparente de OPV em um substrato, além de vedação nas bordas, barramento, caixa de junção e vidro protetor.
A novidade representa um avanço significativo na indústria de vidros e aproxima o setor da implementação de fachadas solares em larga escala. Segundo Andy Cohen, co-presidente da Gensler, a combinação de estética de alta qualidade, geração de energia e integração com a cadeia produtiva do vidro é um divisor de águas para o desenvolvimento de edifícios Net Zero.
Vidros sustentáveis que geram energia

Os dispositivos OPV utilizam semicondutores orgânicos para converter energia solar em eletricidade, uma tecnologia baseada em pesquisas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, premiadas com o Nobel. Diferente de outros semicondutores, os materiais à base de carbono capturam luz ultravioleta (UV) e infravermelha (IR) sem bloquear a luz visível, permitindo a transparência.
Além disso, a OPV oferece vantagens como eficiência consistente em condições de baixa luminosidade, altas temperaturas e ângulos elevados, além de eliminar metais pesados e subprodutos tóxicos. A tecnologia emprega tintas feitas de materiais abundantes e de baixo custo, permitindo melhorias contínuas em eficiência, transparência e ajuste de cor.
No ano passado, a empresa já havia apresentado janelas OPV menores, de 68 cm x 89 cm, capazes de compensar entre 20% e 25% do consumo energético de um edifício comercial típico. Essas janelas também convertem luz infravermelha, reduzindo a demanda por sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC).
A tecnologia de revestimento fotovoltaico orgânico transparente da Next Energy transforma janelas comerciais em fachadas geradoras de energia limpa, tornando os edifícios mais sustentáveis e aliviando a carga sobre a rede elétrica.
Produção escalável e integração com a indústria de vidro

A Next Energy utiliza técnicas automatizadas de revestimento por slot-die para aplicar sua camada OPV diretamente no vidro. Esse método deposita a solução sobre um substrato por meio de um slot estreito, próximo à superfície. O processo inclui a deposição do revestimento, microfabricação a laser da camada OPV e laminação.
Essa abordagem permite que fabricantes de vidro integrem o processo sem a necessidade de grandes mudanças em suas linhas de produção, facilitando a adoção da tecnologia. Além de garantir desempenho eficiente, a empresa desenvolveu um revestimento cinza neutro, que se harmoniza com a estética das fachadas comerciais mais comuns na América do Norte.
Ao unir design, desempenho energético e viabilidade industrial, a Next Energy oferece um caminho promissor para a transição da indústria do vidro rumo a edifícios sustentáveis com fachadas solares integradas.
Fonte: Next Energy