Start-up californiana lança a maior janela fotovoltaica orgânica transparente do mundo

janela

Tecnologia inovadora permite fachadas solares em edifícios, reduzindo consumo de energia e impacto ambiental.

Por: Redação Portal Sustentabilidade

A Next Energy Technologies, uma start-up da Califórnia especializada em fotovoltaicos orgânicos (OPV), revelou o que afirma ser a maior janela fotovoltaica orgânica totalmente transparente do mundo.

Com 101,6 cm por 152,4 cm (3,3 pés x 4,9 pés), a inovadora janela laminada capaz de gerar energia foi desenvolvida na linha piloto de produção da empresa. O produto integra uma camada transparente de OPV em um substrato, além de vedação nas bordas, barramento, caixa de junção e vidro protetor.

A novidade representa um avanço significativo na indústria de vidros e aproxima o setor da implementação de fachadas solares em larga escala. Segundo Andy Cohen, co-presidente da Gensler, a combinação de estética de alta qualidade, geração de energia e integração com a cadeia produtiva do vidro é um divisor de águas para o desenvolvimento de edifícios Net Zero.

Vidros sustentáveis que geram energia

janela
Foto: Next Energy

Os dispositivos OPV utilizam semicondutores orgânicos para converter energia solar em eletricidade, uma tecnologia baseada em pesquisas da Universidade da Califórnia em Santa Bárbara, premiadas com o Nobel. Diferente de outros semicondutores, os materiais à base de carbono capturam luz ultravioleta (UV) e infravermelha (IR) sem bloquear a luz visível, permitindo a transparência.

Além disso, a OPV oferece vantagens como eficiência consistente em condições de baixa luminosidade, altas temperaturas e ângulos elevados, além de eliminar metais pesados e subprodutos tóxicos. A tecnologia emprega tintas feitas de materiais abundantes e de baixo custo, permitindo melhorias contínuas em eficiência, transparência e ajuste de cor.

No ano passado, a empresa já havia apresentado janelas OPV menores, de 68 cm x 89 cm, capazes de compensar entre 20% e 25% do consumo energético de um edifício comercial típico. Essas janelas também convertem luz infravermelha, reduzindo a demanda por sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado (HVAC).

A tecnologia de revestimento fotovoltaico orgânico transparente da Next Energy transforma janelas comerciais em fachadas geradoras de energia limpa, tornando os edifícios mais sustentáveis e aliviando a carga sobre a rede elétrica.

Produção escalável e integração com a indústria de vidro

sol
Foto: Reprodução/Pexels

A Next Energy utiliza técnicas automatizadas de revestimento por slot-die para aplicar sua camada OPV diretamente no vidro. Esse método deposita a solução sobre um substrato por meio de um slot estreito, próximo à superfície. O processo inclui a deposição do revestimento, microfabricação a laser da camada OPV e laminação.

Essa abordagem permite que fabricantes de vidro integrem o processo sem a necessidade de grandes mudanças em suas linhas de produção, facilitando a adoção da tecnologia. Além de garantir desempenho eficiente, a empresa desenvolveu um revestimento cinza neutro, que se harmoniza com a estética das fachadas comerciais mais comuns na América do Norte.

Ao unir design, desempenho energético e viabilidade industrial, a Next Energy oferece um caminho promissor para a transição da indústria do vidro rumo a edifícios sustentáveis com fachadas solares integradas.

Fonte: Next Energy

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos