“Tudo na Circularidade” busca ampliar acesso ao mercado de créditos de logística reversa e impulsionar geração de renda.
Por: Redação Portal Sustentabilidade
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou na última quinta-feira, 13, o Tudo na Circularidade – Investindo nas cooperativas de material reciclável. A iniciativa tem como objetivo estruturar e fortalecer os catadores e catadoras no mercado de reciclagem, permitindo que as cooperativas ampliem sua produtividade e aumentem sua renda.
De acordo com o BNDES, o programa conta com um investimento inicial de R$ 20 milhões, oriundos do Fundo Socioambiental do Banco, podendo alcançar R$ 100 milhões com novas captações. O anúncio foi feito durante um webinar, que marcou também a abertura da seleção pública para escolha de um parceiro gestor do projeto.
Segundo a diretora socioambiental do BNDES, Tereza Campelo, o programa busca integrar as cooperativas ao mercado de créditos de logística reversa (CLR), permitindo que elas sejam remuneradas não apenas pelo peso do material reciclado, mas também pelos serviços ambientais prestados. “O BNDES tem uma longa parceria pelo fortalecimento dos catadores de material reciclável, iniciada em 2007. Esse lançamento representa uma inovação e um estímulo para uma nova etapa, na qual os geradores de resíduos também contribuirão para essa nova realidade no Brasil”, afirmou.
Modernização

O programa prevê investimentos na modernização tecnológica e inovação das cooperativas, bem como na ampliação da oferta de bens e serviços, buscando superar desafios como tributação, logística e baixa margem de ganhos. De acordo com o BNDES, muitos catadores ainda recebem menos de um salário-mínimo mensal, e a iniciativa visa mudar essa realidade.
A seleção do parceiro gestor será realizada em quatro etapas: eliminatória, classificatória preliminar, apresentação oral das propostas e classificação final. O prazo para a conclusão do processo é de até 150 dias. O edital está aberto até o dia 5 de maio de 2025, e podem participar pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos sediadas no Brasil.
O parceiro selecionado será responsável por coordenar a elaboração de editais, selecionar projetos, acompanhar a execução das ações e monitorar os resultados. Além disso, caberá a ele mapear redes de cooperativas, realizar diagnósticos e analisar a participação das organizações no mercado de logística reversa.
O coordenador do Comitê para Inclusão Socioeconômica de Catadoras e Catadores de Materiais Recicláveis (Ciisc), Flávio Schuch, destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, o programa atende às novas diretrizes da legislação ambiental e representa um avanço na estruturação da economia circular no país.
Com a captação de novos investimentos de empresas, governos e instituições privadas, o BNDES espera ampliar o impacto do programa, fortalecendo ainda mais a cadeia da reciclagem e promovendo inclusão social e produtiva para os catadores e catadoras.
Como participar?

Para participar do edital “Tudo na Circularidade” do BNDES, as pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos interessadas devem se inscrever até as 18h do dia 5 de maio de 2025. As inscrições são realizadas por meio do Portal Do Cliente do BNDES. O edital completo e informações adicionais estão disponíveis na página oficial do programa “Tudo na Circularidade” no site do BNDES.
Para dúvidas relacionadas ao edital, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail: tudonacircularidade@bndes.gov.br. Para questões sobre o acesso e uso do Portal do Cliente do BNDES, está disponível a Central de Atendimento pelo telefone 0800 702 6337 (dias úteis, das 8h às 20h) ou pelo formulário eletrônico no site do BNDES.
Além disso, o BNDES realizou um webinar de lançamento do edital, que pode ser assistido no canal oficial do Banco no YouTube.
Com informações do Banco Nacional de Desenvolvimento – BNDES