6 dicas para diminuir os Impactos ambientais dos produtos de limpeza

Produtos de limpeza caseiro

Alguns produtos de limpeza industrializados são um dos responsáveis no agravamento de alergias, como também são responsáveis pela poluição de mananciais e impactos ambientais diversos.

Além de gerar um impacto devastador na atmosfera quando é descartado de forma indevida, gera danos nos solos e nos oceanos.

Não é somente uma questão de saúde humana, mas uma questão de saúde ambiental.

Com o advento da limpeza sustentável, é possível utilizar a menor quantidade de recursos materiais, garantindo o mínimo e o adequado descarte no meio ambiente.

Neste sentido, o Portal Sustentabilidade traz 6 dicas para diminuir os impactos ambientais dos produtos de limpeza. 

Sabão de côco
Sabão de côco – fonte: Pexels

Sabão de Coco

O sabão de coco é tão eficaz que tira aquele cheiro ruim que fica nas mãos, quando acabamos de cortar cebola, por exemplo.

É um aliado na faxina da cozinha, da área de serviço e do banheiro, pois possui um poder natural de dar brilho na limpeza do fogão, do vaso sanitário e das louças.

Vinagre de álcool e água – Fonte: Pexels

Vinagre de Álcool e Água

Com apenas dois ingredientes é possível fazer a limpeza de um micro-ondas.

Com uma solução com quatro colheres de sopa de vinagre de álcool e 200ml de água, é possível limpar o micro-ondas sem o uso de produtos industrializados que arranham ou danificam o funcionamento do aparelho.

Aqueça essa solução de três a cinco minutos e umedeça um pano com essa solução e limpe o aparelho. 

Bicarbonato de Sódio – Fonte: Pexels

Bicarbonato de Sódio

Realmente o mofo é um problema e há produtos industrializados que prometem limpar, quando na verdade só pioram e ainda causa impacto na sua saúde por conta do cheiro forte e impacto ambiental.

Aplicando o bicarbonato apenas em uma esponja úmida, é possível retirar qualquer tipo de mancha, mofo ou bolor. Não precisa usar a força para limpar, passe suavemente e depois use um pano úmido para enxaguar e limpar. 

Álcool, Vinagre de Maçã e Bicarbonato de Sódio – Fonte: Pexels

Álcool, Vinagre de Maçã e Bicarbonato de Sódio

Com um copo de álcool em gel ou líquido, um copo de vinagre de maçã e uma colher de bicarbonato de sódio é possível limpar cortina, bichos de pelúcia e estofados.

Misture esses ingredientes em um borrifador, pulverize essa mistura no tecido e depois use o aspirador de pó sem encostar o bico no alvo.

Desse jeito, o local será higienizado e estará livre de ácaros, fungos e sujeiras. 

Côco e óleo essencial de limão – Fonte: Pexels

Coco e Óleo Essencial Limão

Os detergentes industrializados são um perigo para o meio ambiente e acabam com as mãos.

É possível fazer um detergente caseiro, sem que as mãos fiquem ressecadas com o tempo e diminuindo os impactos ambientais.

Rale o sabão de coco, dissolvendo-o em um litro de água bem quente, acrescente o bicarbonato, mexa e o deixe descansar por uma hora.

Junte em um recipiente, um litro de água morna, misture e passe tudo em uma peneira. Acrescente dez gotas de óleo essencial de limão e mais um litro de água fria.

Distribua e armazene em frascos menores.   

Detergente sem impactos ambientais
Frutas cítricas – Fonte: Pexels

Detergente de Frutas Cítricas

Não jogue as cascas de frutas cítricas no lixo, reutilize e faça um detergente. Pegue todas as cascas, coloque em um pote de vidro com tampa e complete com vinagre de qualquer tipo.

Tampe e armazene em um local escuro por duas semanas. No final do período, despeje o líquido do vidro em um frasco para ser usado. 

Com essas receitas, é possível diminuir os impactos ambientais dos produtos de limpeza e consequentemente melhorar a sua saúde.

Além de causar sérios danos ambientais, os produtos industrializados podem deixar marcas na sua saúde com o tempo, como o ressecamento da pele, alergias podem piorar e são capazes de causar doenças na pele. Com essas receitas, é possível ter uma boa qualidade de vida sem agredir a natureza. 

Por: Marco Antonio Monti Penna – Gestor Ambiental  

Fontes: 

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos