Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Beleza encantadora: Conheça o Parque Nacional de Ubajara

Ubajara

Com um clima de serra, mas com jeito de caatinga, o Parque Nacional de Ubajara possui uma beleza de contrastes

A paisagem do Parque Nacional de Ubajara (CE) é repleta de belezas e contrastes.

Composto por uma serra úmida e verdejante numa região semiárida, também conta com trechos de caatinga.

O Parque Nacional de Ubajara fica na cidade de Ubajara, no Ceará, uma das cidades da Serra da Ibiapaba.

A combinação de belezas naturais bem como as atrações de ecoturismo resulta em um parque exuberante em nosso país.

Área de Proteção Integral

Ubajara
Foto: Otávio Nogueira / Wikimedia Commons / CC BY 2.0

O Parque Nacional de Ubajara é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral.

Localizado nos municípios de Ubajara, Tianguá e Frecheirinha, está aberto à visitação, e conta com uma beleza única e alguns atrativos como por exemplo, trilhas, mirantes, grutas, cachoeiras e teleférico.

O passeio de teleférico foi recentemente reinaugurado no dia 22 (vinte e dois) de Fevereiro de 2022, com acesso gratuito, e capacidade de quatrocentas pessoas por dia.

Passeio de Teleférico

teleferico
Foto: ICMBio

O Teleférico é uma das atrações preferidas dos visitantes.

Suspenso em cabos de aço, faz um trajeto de 550 metros, entre a Estação Monte (Planalto) e Estação Gruta (Inferior próximo a Gruta).

O bondinho é utilizado pelos visitantes que pretendem visitar a Gruta de Ubajara, única aberta à visitação, e da mesma forma, para aqueles visitantes que pretendem, somente fazer o passeio no bondinho, apreciando as belezas naturais do parque.

O Teleférico é utilizado, também, pelos moradores da Distrito de Araticum, município de Ubajara, os quais utilizam principalmente como meio de transporte

Gruta Ubajara

gruta
Foto: IMCBio

Principal atrativo do Parque, leva o visitante a um cenário completamente diferente do vivido. Possui 1.120 metros de extensão já mapeados, dos quais, 450 metros estão abertos à visitação, com um desnível de 35 metros de profundidade.

O trajeto no interior da Gruta é iluminado por refletores, alimentados por energia elétrica. Além do teleférico, o acesso à gruta pode ser realizado pela trilha Ubajara Araticum.

Durante o trajeto o visitante pode contemplar a transição da mata úmida com a caatinga, bem como, aproveitar diversos atrativos do Parque como o Mirante da Gameleira, Arvorismo, Jardim das Samambaias, Cachoeira do Cafundó e Rio das Minas.

Mirante do Teleférico

ubajara
Foto: ICMBio

Após a sua revitalização a estação superior do teleférico ganhou um belíssimo mirante o qual oferece ao visitante uma visão da encosta e das cachoeiras Cafundó, Gavião e Murimbeca.

É possível também observar o trajeto do teleférico entre as plataformas superior (Monte) e inferior (Gruta). 

Centro de Visitantes

ubajara
Foto: ICMBio

Neste atrativo pode-se conhecer a História de criação Parque Nacional de Ubajara; o registro cultural da região, como por exemplo, a lenda do pendurado e exposição do artesanato local.

O visitante pode ver , também, alguns registros arqueológicos e espeleológicos, como a réplica do crânio do Urso Fóssil, e a maquete 3D da Gruta de Ubajara.

Além disso, é possível apreciar a exposição de fauna por meio das caixas entomológicas e de registros fotográficos da herpetofauna da região.

Trilha da Samambaia

A Trilha da Samambaia é dividida em dois percursos, em que o visitante pode desfrutar de diversas paisagens, e praticar arborismo.

Nessa trilha se encontram o Mirante da Gameleira e a Cachoeira do Cafundó.

Mirante da Gameleira

mirante
Foto: ICMBio

Percorrendo aproximadamente 1.250 metros pela trilha da Samambaia chega-se ao Mirante da Gameleira que possui uma vista direta para a Cachoeira do Cafundó, onde o visitante pode se deslumbrar principalmente com um cenário panorâmico de grande parte da área do Parque.

Durante o trajeto o visitante é levado a passear em meio à floresta úmida e contemplar sua diversidade como Jardim das Samambaias.

Ainda mais, nesta região é possível se aventurar no Arvorismo que está localizado sobre o Olho d’água da Pedreira.

Cachoeira do Cafundó

ubajara
Foto: ICMBio

Cachoeira mais visitada do Parque e a primeira da trilha do Circuito das Cachoeiras, está situada a borda dos paredões do Parque Nacional, nasce no encontro das nascentes do Riacho Bela Vista que entra na área da Unidade de Conservação.

Seu principal atrativo é uma bela cascata com piscina natural do cafundó, em seguida a queda de suas águas sobre os paredões de arenito que resulta numa paisagem impressionante com seus quase 90 metros de altura.

Ao chegar à cachoeira, o visitante pode se refrescar com um banho de água fria na piscina natural existente na área de visitação da cachoeira.

Cachoeira do Gavião 

cachoeira
Foto: ICMBio

Atrativo bastante visitado durante bom período do ano, suas nascentes começam fora e se estendem em formações de novas dentro da Unidade de Conservação.

Suas corredeiras no percurso da Calha do Riacho Gavião desembocam nos paredões do Parque Nacional de Ubajara para formar a famosa Cachoeira do Gavião com sua exuberante queda de quase 100 metros. 

Piscinas Naturais do Rio das Minas

psicinas
Foto: ICMBio

Situado na depressão sertaneja da Unidade de Conservação, é nessa região que acontecem a recepção das águas que escorrem pelos paredões de arenito do Parque vindo das Cachoeiras do Gameleira, Cachoeira do Cafundó, Cachoeira do Gavião e Murimbeca.

Essas quedas d’água compõem a Bacia do Rio Ubajara que se formam maravilhosas piscinas naturais, proporcionando ao visitante um banho seguro e agradável.

Os passeios precisam de Condutores Credenciados na Gruta, os quais tem autorização do ICMBio, através do Parque Nacional de Ubajara, para realizarem a atividade.

E você já conhecia o Parque Nacional de Ubajara?

Escreve aqui nos comentários.

Fonte: ICMBio

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos