Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Biodiversidade Amazônica no Parque Nacional Serra da Mocidade

serra

O Parna Nacional Serra da Mocidade em Roraima abriga uma das maiores biodiversidades amazônicas

O Parque Nacional Serra da Mocidade é uma UC localizada na região central do Estado de Roraima em área vizinha ao território dos índios Ianomami.

O administrador do Parque Nacional Serra da Mocidade é o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Floresta Amazônica

gavião
Foto: Reprodução/Pexels

A vegetação do parque é composta basicamente por Floresta Amazônica, como por exemplo o Cuiaou Coité (Crescentia cujete).

A área do Parque Nacional Serra da Mocidade abrange os rios Água Boa do Univini e Catrimani, ambos afluentes da margem direita do rio Branco.

Além disso, o local é um extenso habitat para os animais de várias espécies, como a onça-pintada, ariranha, bem como aves migratórias provenientes do hemisfério Norte, como o gavião-real, gavião-preto, a choca-de-roraima, a garça-branca, a tartaruga-de-rio, o Anacã entre outros.

Unidade de Conservação

serra
Foto: Marcos Amend/Instituto Amazônia

O Parque Nacional Serra da Mocidade foi criado principalmente por força de convenção internacional, da qual o Brasil é signatário, que prevê a destinação de 10% dos ecossistemas existentes para Unidades de Conservação.

Sua criação tem como objetivo primordialmente proteger e preservar amostra dos ecossistemas ali existentes, assegurar a preservação de seus recursos naturais, proporcionando oportunidades controladas para o uso público, educação e pesquisa científica.

Fauna e Flora

serra
Foto: Reprodução/Pexels

Ainda pouco conhecida, a fauna do parque tem diversas espécies de aves migrantes do Hemisfério Norte que, periodicamente, se deslocam à América do Sul.

Nas serra Cumaru e Mocidade, a vegetação adquire características de Floresta Ombrófila com orquídeas e bromélias, por exemplo.

É uma das regiões de maior diversidade biológica da Amazônia, por ser uma zona de transição entre dois biomas distintos, formada por terrenos sazonalmente alagáveis da bacia do Rio Branco bem como trechos de terra firme sobre rochas Pré-Cambrianas.

O título de “Serra da Mocidade” deriva principalmente das dificuldades para subir as montanhas da região e que só poderia ser feito por jovens. A Unidade de Conservação ainda não está aberta a visitação.

Fonte: ICMBio

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos