Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Cidade do Rock inaugura miniusina solar

miniusina

Iniciativa faz parte de meta de sustentabilidade de grupo empresarial e miniusina solar ficará permanentemente no local

O Rock in Rio 2022 encerrou no último dia 11 de setembro, mas pretende deixar uma pegada positiva para a sustentabilidade e o meio ambiente. A Cidade do Rock recebeu uma miniusina de energia solar que ficará permanentemente no Parque Olímpico, local em que ocorre o Rock in Rio.

A ação faz parte de uma iniciativa de sustentabilidade da Heineken, com objetivo de reduzir os impactos ambientais principalmente em grandes eventos.

Abastecimento permanente

mini usina
Foto: Heineken

A instalação é formada por 206 placas fotovoltaicas que a princípio, abastecem as ativações da cervejaria.

Toda a tecnologia foi desenvolvida pela empresa brasileira My Own Energy (M.O.E). Os painéis solares usados no projeto têm capacidade de produzir 111 kWp.

De acordo com a empresa, isso foi suficiente para garantir o funcionamento de três das ativações da marca, ao longo dos sete dias de festival: o bar próximo ao Palco Mundo, as Beer Stations e toda a estrutura da Tirolesa.

Redução nas emissões

show
Foto: Reprodução/Pexels

Para ajudar a ter uma dimensão da capacidade, a Heineken afirma que a energia produzida pela miniusina é suficiente para abastecer por exemplo, até 73 casas populares.

Assim, com tempo de duração das placas chegando até 25 anos, a expectativa é de que a utilização da energia solar reduza a emissão de cerca de 300 toneladas de CO2 no período.

A estrutura vai complementar a demanda de energia elétrica no local, que recebe outros eventos.

A iniciativa faz parte da plataforma de sustentabilidade e cultura Green Your City e integra a meta de abastecimento de energia verde da empresa.

Plano de sustentabilidade

mini usina
Foto: Heineken

Entre os planos da cervejeira, estão abastecer 50% dos pontos de venda em 19 capitais com energia renovável até 2030.

De acordo com a companhia, foram três semanas de trabalho entre montagem e testes para que todas as placas fossem integradas à central de energia do parque.

O objetivo da plataforma Green Your City é incentivar a reflexão sobre sustentabilidade em espaços culturais, de acordo com Melina Domingos, líder líder de estratégia de sustentabilidade e cultura da marca Heineken no Brasil.

Recentemente, o grupo empresarial comunicou suas quatro grandes metas de sustentabilidade até 2030, dentre elas promover a circularidade em suas embalagens.

Fonte: Canaltech

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos