Comissão aprova criação de programa escolar de gestão de resíduos sólidos

Resíduos sólidos

Em eventual comercialização dos recicláveis, a renda poderá ser utilizada para compra de materiais e equipamentos para a escola. 

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou na última quarta-feira (8) a proposta permitindo que  as escolas da rede pública de educação básica criem programas de gestão de resíduos sólidos.

 O objetivo do programa é sensibilizar e educar a comunidade escolar, envolvendo alunos, pais e corpo docente para a importância da destinação correta dos resíduos, para a redução dos impactos ambientais 

O projeto  que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelo  Conselho de Constituição, Justiça e Cidadania( CCJ). Se aprovado, poderá seguir para o Senado.

No texto aprovado na Câmara, os resíduos que não puderem ser reaproveitados na escola, deverão ser dispensados seguindo o padrão já existente de separação de resíduos e destinados para descarte correto.

A renda obtida na venda desse material, se houver, poderá ser utilizada para melhorias nos equipamentos e materiais da escola.

A importância da educação ambiental nas escolas 

A educação ambiental objetiva a sensibilização e conscientização dos conceitos relacionados com meio ambiente, sustentabilidade, preservação e conservação, formando assim cidadãos com pensamento crítico fortalecendo as práticas da causa ambiental .

A grande importância da educação ambiental visa o aumento das práticas sustentáveis bem como a redução dos danos ambientais.

Dentre os temas abordados na disciplina destacam-se as relações de consumo,recursos naturais, crimes ambientais dentre outras. Dessa maneira, desde os primeiros anos escolares os alunos aprendem a sua relação com a questão da sustentabilidade e preservação , bem como as implicações futuras .

Segundo a lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999.

Art. 10 º. A educação ambiental será desenvolvida como uma prática educativa integrada, contínua e permanente em todos os níveis e modalidades do ensino formal. 

Fonte : Câmara dos Deputados e Toda Matéria

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos