Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Complexo de energia solar será construído no Ceará com capacidade de geração acima de 163 megawatts (MW)

Complexo de energia solar

O empreendimento contará com a criação de cinco usinas de energia solar e pode receber os primeiros aportes ainda em 2021 

Foi aprovado na última semana, o financiamento para um novo complexo solar no interior do Estado do Ceará, na cidade de Abaiara.  O complexo  receberá o aporte de 423 milhões, aprovados pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

Ao todo o empreendimento contará com cinco usinas, gerando cerca de 800 empregos diretos e 2000 mil indiretos somente na fase de implantação. Quando estiver em operação a estimativa é de gerar 10 postos de trabalho diretos e 30 indiretos, destinados para a manutenção do parque. 

A estimativa é de mais 163 Megawatts (MW) de energia limpa e renovável. Além disso, os painéis de energia fotovoltaica demandam pouca manutenção, não poluem e não geram ruídos.

Impactos Positivos na economia local 

Manutenção de painéis solares
Manutenção dos Painéis Solares – Foto: Reprodução/Pexels

Além da geração de empregos para o Estado durante todas as fases do processo de implementação do complexo de usinas, o projeto se interliga ao hub de energias renováveis do Ceará, como o projeto “ Hidrogênio Verde” . Ainda, segundo a Coordenação da Sudene, o empreendimento vai gerar renda no arrendamento das terras para a construção das usinas. 

Projetos de energias renováveis têm sido incentivados no Estado do Ceará, com o objetivo de atenuar a crise energética vivenciada nos últimos anos. E através de energias renováveis e limpas, alcançar sustentabilidade econômica e ambiental . 

A energia fotovoltaica em funcionamento 

Paineis Fotovoltaicos
Paineis Fotovoltaicos em funcionamento – Foto: Reprodução/Unplash

Energia solar fotovoltaica, é a energia produzida através da captação de raios solares. Essa captação ocorre mesmo em dias nublados e chuvosos, e quanto maior a irradiação , maior o número de Megawatts gerados. Esse tipo de geração de energia é considerada limpa, renovável e sustentável.

O processo de geração de energia solar, chamado de efeito fotovoltaico, ocorre quando partículas de luz solar colidem com os átomos presentes no painel , gerando movimento dos elétrons e criando a corrente elétrica. 

Para que essa energia possa ser utilizada em residências e comércios, é necessário converter a corrente elétrica gerada nos painéis fotovoltaicos,  em corrente contínua, que é a corrente de baixa tensão. O inversor solar é o equipamento responsável por essa conversão, transformando a corrente elétrica e deixando-a pronta para uso no local. 

Fonte: Diário do Nordeste  Biomassa Energia  Brasil Escola

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos