Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Conheça as atribuições de um Gestor de Resíduos

Gestor de Resíduos

O Gestor de Resíduos é de fato uma das carreiras mais incríveis e importantes, porque não só envolve a sustentabilidade ambiental, mas também envolve a capacidade de manter nosso meio organizado e limpo de forma a evitar contaminação de solo, água e ar, provocando a disseminação de doenças e muitas outras formas de destruição ambiental.

Percebe o tamanho da responsabilidade de um gestor de resíduos?

De forma simples, o gestor de resíduos é a pessoa responsável em garantir que os resíduos saiam do ponto de geração e cheguem ao destino final com tratamento adequado.

Dentre todas as atribuições, o gestor de resíduos possui responsabilidades estratégicas e de supervisão. 

Segundo o site da Catho, uma das principais empresas de recrutamento no Brasil, as principais atribuições de um Gestor de Resíduos são: 

  • Desenvolvimento de estratégias para destinação adequada e segura do lixo, desde o lixo residencial ao industrial, de modo a evitar danos e acidentes ambientais;
  • Criação e implantação de projetos voltados à obtenção de novas funcionalidades ao material descartado, evitando seu descarte de forma incorreta.
  • Inserção de medidas focadas na redução do impacto da geração de resíduos, incentivo para reutilização e reciclagem de itens por meio de diversas ações e medidas. 

Dentro de uma indústria, vemos que este profissional pode ser o técnico de meio ambiente, gestor ambiental, coordenador ou gerente de meio ambiente. São inúmeras nomenclaturas encontradas que definem um Gestor de Resíduos, conforme detalhado abaixo:

No papel de empresa de consultoria

É o responsável por gerenciar resíduos de outras empresas, podendo até mesmo elaborar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos. 

Oferece soluções tecnológicas sustentáveis na gestão dos resíduos sólidos, com a proposta de minimizar todos os danos ambientais que estes resíduos podem causar no meio ambiente. 

No papel de gerador de resíduos

O gerador de resíduos cuida dos resíduos gerados em seu próprio processo e fiscaliza as empresas terceirizadas.

É sua responsabilidade realizar auditorias nas empresas de transporte e destinação final de resíduos, conhecer o processo e verificar se está sendo cumprido os procedimentos e atendimentos às legislações ambientais. 

O gerador realiza visitas nas áreas de seu processo diariamente e conscientiza a sua equipe. 

Além de verificar se tudo será executado conforme o procedimento, é ele quem garante que todas as etapas do gerenciamento serão cumpridas. 

Faz o agendamento do transporte, solicita apoio às áreas envolvidas e agenda com as empresas que fazem o tratamento final dos resíduos.

Possui um papel importante no acompanhamento das legislações. Ele gera e arquiva as documentações, além de encontrar a melhor tecnologia de destinação final para seus resíduos. 

O gerador também pode elaborar e implementar o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, desde que seja habilitado junto ao seu conselho de classe.

No papel de transportador de resíduos

É o responsável pelo transporte adequado e pela documentação do material. 

Seu principal objetivo é atender a expectativa e a necessidade do cliente que é a coleta e a condução do resíduo até o local determinado, tomando muito cuidado quanto a capacidade do caminhão e do quanto de resíduos que o veículo pode transportar. 

O transportador deve respeitar prazos, horários, datas e obrigatoriamente deve ter em mãos o MTR (Manifesto de Resíduo) e Nota Fiscal de simples remessa de transporte de Resíduos Sólidos. 

Os seus veículos devem ser homologados, seus funcionários treinados e a empresa deve atender todos os requisitos legais necessários.

No papel de destinador final 

É responsável pelo tratamento dos resíduos.

A empresa que é a destinadora final tem a obrigação de notificar que o resíduo foi recebido. Possui o prazo de 10 (dez) dias para liberar o certificado de destinação final. 

Esse certificado é a garantia que seu resíduo recebeu o tratamento adequado e não foi extraviado no processo.

A destinadora final, assim como a transportadora, deve possuir licença ambiental e atender todos os requisitos ambientais necessários.

Então finalmente vamos entender quais são as atribuições do gestor de resíduos?

São elas: 

  • Conhecer todo o seu processo operacional e se possível de outras indústrias (é interessante fazer a troca de experiência com profissionais de outras empresas e participar de eventos para agregar valor ao seu processo);
  • Mapear os insumos de seu processo (isso te dará um parâmetro dos potenciais resíduos a serem gerados); 
  • Segregar, acondicionar e identificar os resíduos corretamente; 
  • Tratar os resíduos como se fossem produtos e não lixo, uma vez que o resíduo pode ter valor agregado para outras atividades;
  • Treinar os colaboradores nos procedimentos e instruções de trabalho (os profissionais devem estar habilitados para auxiliar no processo de segregação dos resíduos);
  • Avaliar custos e tipos de transporte por tipologia de resíduo (tentar armazenar temporariamente o maior volume possível dos resíduos para reduzir o número de viagens e planejar antecipadamente o transporte, carregamento e agendamento com o destinador final de forma a conseguir cumprir o orçamento previsto);
  • Conhecer, selecionar os tipos de tecnologias de tratamento de resíduos, avaliar custos e tipos de destinação final adequados para os resíduos;
  • Controlar todos os documentos referentes ao gerenciamento de resíduos (licenças, manifestos de resíduos, certificado de destinação final e documentação das empresas terceirizadas);
  • Finalmente investir em pesquisa e desenvolvimento com os resíduos quando aplicável.

Uma maneira de conhecer tudo a respeito dos resíduos e se preparar para trabalhar nesta área de mercado é se inscrevendo no Recicla-Se 2.0, Curso Online de Gerenciamento de Resíduos que o Portal Sustentabilidade oferece.

Este curso fornece conteúdos e conhecimentos que as universidades não costumam se aprofundar, você aprende os segredos dos profissionais que atuam em diferentes empresas no Brasil, seja na geração, transporte ou destinação de resíduos. É um curso que te coloca a frente da concorrência e te destaca na área ambiental.

Você já tinha ouvido falar sobre o Gestor de Resíduos? Espero que este texto tenha contribuído com seu conhecimento.

Muito obrigado por ler até aqui e te desejo um dia incrível e sustentável!

Por: Marco Antonio Monti Penna – Gestor Ambiental

Fonte: 

Gestor de Resíduos – O que faz, Salário, Carreira | Catho

Curso Recicla-Se. Portal Sustentabilidade. Ministrado por Jaqueline Gomes. 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos