Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Parque Nacional das Emas um paraíso em Goiás

ema

O Parque Nacional das Emas é um rico bioma no Centro-Oeste brasileiro que encanta os visitantes

O Parque Nacional das Emas é um dos pontos turísticos mais interessantes de Goiás.

Criado em 1961 por um decreto do presidente Juscelino Kubitschek, o Parque Nacional das Emas é considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

A área de 132 mil hectares de Cerrado, é distribuída pelos municípios de Chapadão do Céu (GO), Mineiros (GO) e Costa Rica (MS), é o habitat de cerca de 800 espécies de plantas e 300 de aves e mamíferos sob risco de extinção.

Cerrado

ema
No Parque Nacional das Emas os visitantes podem avistar onças-pintadas – Foto: Reprodução/Pexels

O parque é uma das poucas Unidades de Conservação que apresentam as diversas formas de cerrado dentro do Estado de Goiás, como por exemplo, os campos limpos, campos sujos, veredas e matas ciliares.

Além de sua paisagem característica, permite a observação de animais típicos do cerrado, como o tamanduá-bandeira, cachorro-do-mato, ema, anta, veados entre outros.

Durante o passeio, é interessante descer do carro e andar a pé para observar os bichos de grande ou pequeno portes, os cupinzeiros espalhados por todo o parque, bem como inúmeras espécies de flores.

Trilhas

ema
A trilha no carro safari – Foto: Flávio Martins/Divulgação MTur

O parque possui trilhas que podem ser feitas de carro, de bicicleta ou no carro safari.

O carro safari tem 20 assentos em forma de arquibancada, o que facilita para apreciar a paisagem e os animais.

 O passeio, com duração de até 8 horas, também pode ser realizado à noite para observação de animais com hábitos noturnos. 

Entre os bichos mais avistados, destacam-se macacos, tamanduás-bandeira, porcos-do-mato, lobos-guará, emas, antas, veados-campeiros e até onças (pintada e parda).

São 354 km de trilhas, sendo algumas autoguiadas e outras com acesso apenas na presença de guias credenciados.

Rio Formoso

ema
O Rio Formoso pode ser explorado em botes ou boias – Foto: Tripadvisor

O Rio Formoso é mais uma das atrações do Parque Nacional das Emas, no extremo sudoeste goiano nasce o sinuoso e belo Rio Formoso, que é afluente do Rio Corrente.

Ele tem margens curtas para o padrão goiano de rios primários, seu leito é formado por pedras e possui uma correnteza que impõe respeito.

No parque, os visitantes podem fazer o passeio de bote, que tem duração de aproximadamente 2 horas, o passeio pode ser feito com ou sem flutuação e com equipamento de mergulho.

O visitante vai descendo de bote no Rio Formoso e pode mergulhar em pontos onde o instrutor do bote orientar.

Ainda também , o boia cross com duração de aproximadamente 40 minutos, o passeio é feito em um trecho do rio Formoso com maior intensidade de corredeiras.

Bioluminescência

ema
O fenômeno da bioluminescência pode ser visto durante os passeios noturnos Foto: Tripadvisor

O período de maior visitação do parque ocorre entre os meses de outubro e novembro.

Isso por que é quando turistas do mundo inteiro acompanham o fenômeno natural da bioluminescência, quando os ovos de vaga-lume depositados nos cupinzeiros eclodem e as larvas, em busca de alimento, se iluminam ao anoitecer para atrair outros insetos.

Cada cupinzeiro iluminado lembra uma árvore de Natal ou um prédio com as luzes acesas. O conjunto formado por milhares de cupinzeiros brilhando deixa a unidade de conservação com um aspecto semelhante às luzes de uma grande cidade, criando um cenário mágico e de encher os olhos dos turistas.

As belezas naturais do Parque Nacional das Emas, são sem dúvida motivo de orgulho para o centro-oeste brasileiro.

A importância de preservar biomas e ecossistemas como esse, deve ser primordial e com a conscientização e educação ambiental todos podemos fazer nossa parte.

E você já conhecia o Parque Nacional das Emas?

Escreve aqui nos comentários!

Fonte: ICMBIO

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos