Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Você conhece o Parque Nacional da Chapada das Mesas?

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

Com o seu maior território situado no Município de Carolina no Maranhão, o Parque Nacional da Chapada das Mesas foi criado em 2005 com o objetivo de preservar uma área intocada do bioma Cerrado ameaçada pela expansão das atividades agrícola e siderúrgica da região.

O PNCM protege mais de 400 nascentes de importantes cursos d’água e possui uma geologia particular composta por inúmeras chapadas tabulares de arenito e algumas com inscrições rupestres. As florestas de buritizais, grandes sertões e cânions também fazem parte da paisagem do Parque.

A região da Chapada das Mesas dispõe de 159.953,78 hectares e é famosa por belíssimas cachoeiras e piscinas naturais com águas cristalinas e temperatura agradável que impulsionam o turismo local.

Para os amantes do ecoturismo, o local proporciona uma experiência única de vegetação nativa e fauna que reúne elementos da Amazônia e Caatinga, onde é possível explorar rappel, trilhas, mirantes, tirolesas e passeios fluviais.

Os locais mais visitados do Parque são a Pedra Caída, Morro do Chapéu, Riachão e a Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal:

Pedra Caída

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

Situado a 35 km do município de Carolina, o complexo ecológico da Pedra Caída contempla quedas d’água de até 46 metros de altura possibilitando a prática de inúmeros esportes radicais e ainda possui estrutura de chalés e restaurantes.

Morro do Chapéu

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

Também próximo de Carolina, o Morro do Chapéu é o ponto mais alto da Chapada e proporciona a realização de trekking com subida de 365 metros em rocha arenítica. As visitas e práticas esportivas neste ponto são autorizadas apenas com acompanhamento de guias especializados.

Riachão

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

No sudoeste do Maranhão, a cidade de Riachão pertence ao território do Parque e engloba inúmeras cachoeiras, rios e cânions.

Reserva Natural Cachoeira do Rio Cocal

PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DAS MESAS

Cortada pelo Rio Cocal, a Reserva é uma propriedade privada onde se formam as cachoeiras Poço Azul, Santa Bárbara, Namorados e Santa Paula em meio ao Cerrado Maranhense.

Este é só um dos 71 Parques Nacionais existentes no território brasileiro administrados pelo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).

A criação dos Parques Nacionais promove o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais, além de incentivar a manutenção e a proteção dos recursos hídricos e da biodiversidade.

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos