CETESB lança Guia de Produção e Consumo Sustentável para Indústria Têxtil

têxtil

O guia visa conscientizar o setor têxtil quanto às oportunidades existentes nos processos produtivos que adotam tecnologias mais limpas.

A CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, lançou o Guia de Produção e Consumo Sustentável – Tendências e Oportunidades, produzido pela divisão de Coordenação Setorial, do departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional, durante a semana do meio ambiente.

Elaborado pela Câmara Ambiental da Indústria Têxtil, o guia visa conscientizar o setor quanto às oportunidades existentes nos processos produtivos que adotam tecnologias mais limpas.

Produção Sustentável

têxtil
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com a publicação, o objetivo do material é demonstrar a responsabilidade de cada empresa, seja ela, pequena, média ou grande, com seu potencial de impacto ambiental.

O guia reforça que embora em diferentes escalas, todos contribuímos de certa forma com os impactos no meio ambiente.

Neste sentido, entender, aceitar e mudar isto são atitudes imprescindíveis para a gestão responsável das empresas, conclui.

O diretor-presidente da CETESB, Thomaz Toledo, agradeceu a dedicação dos envolvidos na produção do guia, que foi feito a quatro mãos, uma vez que envolveu os setores têxtil e de confecções, consumidores e o poder público.

“A CETESB oferece a estrutura para que as Câmaras Ambientais possam agir. Aproveito para destacar o trabalho de José Ferreira Assis, secretário executivo da Câmara Têxtil, que é a referência técnica para estruturar o trabalho da CETESB nesta instância.”

Agenda sustentável

guia
Foto: CETESB

De acordo com a gerente da divisão de Coordenação Setorial – PDC, Vivian Marrani, o novo Guia segue a linha de difusão de casos de sucesso na implantação de melhores procedimentos.

“Ele foca a promoção do desenvolvimento econômico sustentável e a economia circular, além de incentivar a adesão aos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e as práticas da Agenda ESG. A intenção é trabalharmos com as responsabilidades compartilhadas entre os setores têxtil e de confecções, consumidores e o poder público.”

O Guia PCS Têxtil aborda 4 temas principais:

  • Perfil da cadeia têxtil e de confecção;
  • Da produção mais limpa à Produção e consumo sustentáveis;
  • Tendências e oportunidades em produção e consumo sustentáveis; e
  • Agenda 2030 – o compromisso com os ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.

Fonte: CETESB

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos