As vagas do concurso público da CETESB são para níveis técnico e superior. Saiba como participar!
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – CETESB, vinculada à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (SEMIL), por meio do Governo do Estado de São Paulo abriu, nesta sexta-feira (22), um concurso público para o preenchimento de 224 vagas de trabalho.
As vagas disponíveis no edital contemplam preenchimento de vagas disponíveis para atribuição imediata e cadastro de reserva.
Vagas
Ao todo serão disponibilizadas 54 vagas para ensino médio, incluindo cargos como técnico administrativo, técnico ambiental e técnicos em áreas específicas.
Já os candidatos com o ensino superior concorrem a 170 vagas, distribuídas em cargos em diversas áreas de formação.
As vagas serão distribuídas por polos, como Baixada Santista, Grande São Paulo, Região de Bauru, Região de Campinas, Região de Ribeirão Preto, Região de São José do Rio Preto, Região de Sorocaba e Vale do Paraíba e Litoral Norte. Os candidatos poderão escolher o polo desejado no momento da inscrição.
Os salários iniciais variam entre R$ 5.027,95 e R$ 8.034,84, de acordo com a formação e requisitos específicos de cada cargo, que estão detalhados no edital.
Critérios do edital
Interessados em participar devem se inscrever, exclusivamente via internet no site da Fundação Carlos Chagas, neste link entre os dias 8 e 31 de janeiro de 2024.
As provas objetivas serão realizadas no dia 17 de março, em diversos polos do Estado de São Paulo.
Para os níveis técnicos as vagas são: Técnico administrativo, Técnico ambiental- Formação em: Técnico
em eletrônica, Técnico em Mecânica, Técnico em Química, Técnico em Análises Clínicas e Técnico em Meio Ambiente.
Já para o nível superior as vagas são para: Advogado, Analista administrativo – Formação em: Administração, Contabilidade e Economia, Analista Ambiental – Formação em: Biologia, Ciências Sociais, Geografia, Geologia, Química e Engenharias Agronôma, Ambiental e Sanitarista, Civil, Florestal, Mecânica e Química.
O nível superior também tem vagas para Analista de Tecnologia da Informação, com formação em administração de banco de dados, redes e telecomunicação e sistemas.
Melhoria dos serviços prestados
Os novos profissionais deverão garantir a qualidade dos serviços prestados à população, focando em licenciamento, fiscalização e atendimento de emergências, de acordo com a SEMIL.
De acordo com a CETESB, o concurso surge como resposta à crescente demanda por agilidade nos prazos de atendimento na solicitação de serviços ambientais.
A CETESB é responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, com a preocupação fundamental de preservar e recuperar a qualidade das águas, do ar e do solo.
Além disso, realiza monitoramento ambiental, dos resíduos, da proteção aos mananciais, da fiscalização e do aperfeiçoamento profissional nas questões ambientais.
Fonte: CETESB