Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

7 trilhas incríveis para fazer no Brasil

TRilhas

Fazer trilha é uma das melhores maneiras de se conectar com a natureza, além de fazer bem o físico, faz bem também para a saúde mental.

Você gosta de fazer trilhas? Você está no lugar certo. Ah, imagina caminhar e de repente você se deparar com uma vista linda, uma imagem paradisíaca.

O Brasil é repleto de paisagens lindas e as caminhadas nesses lugares valem muito a pena. Comece a planejar sua próxima trilha, porque nosso país é um seleiro de lugares únicos, vou listar aqui  7 trilhas incríveis para você apreciar. 

Vamos lá!

1 – Bonete, Ilha Belha 

Bonete, Ilha Bela
Bonete, Ilha Bela – Fonte: Google Imagens

Umas das mais lindas paisagens, o passeio de que dura de 3 a 5 horas vale muito a pena. Além da praia ser lindíssima, é possível realizar uma trilha para visitar a cachoeira da Lage e para outras praias vizinhas.

2 – Travessia dos Lençóis Maranhenses (Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses)

Travessia dos Lençois Maranhenses - Pinterest
Travessia dos Lençois Maranhenses – Fonte: Pinterest

Um dos destinos mais ricos e belos do mundo, os trinta quilômetros podem ser percorridos em quatro a cinco dias, valendo muito a pena por conta das paisagens fantásticas que o lugar oferece, além de conhecer de perto a cultura local, você tem a chance de dormir em casa de nativos. 

3 – Praia do Sono, Paraty

Praia do Sono, Paraty
Praia do Sono, Paraty – Fonte: Pexels

É a dificuldade em chegar até este local que o torna tão fascinante. É uma das praias mais bem cuidadas do litoral Rio-Santos. Para chegar até o local são necessárias uma hora de caminhada. 

4 – Trekking do Descobrimento, Bahia

Trekking do Descobrimento, Bahia
Trekking do Descobrimento, Bahia – Fonte: Pinterest

Impossível deixar as belezas paradisíacas da Bahia de fora dessa lista. São oitenta quilômetros percorridos em até cinco dias de caminhada, mas passando por paisagens incríveis como Trancoso, Barra do Cahy, algumas praias desertas como de Corumbau, Jacumã e a tão conhecida, Praia do Espelho. A trilha não apresenta dificuldades técnicas, mas é necessário um bom preparo físico para explorar estes lugares lindos. 

5 – Chapada dos Guimarães, Mato Grosso

Chapada dos Guimarães, Véu de Noiva, MT
Chapada dos Guimarães, Véu de Noiva, MT – Fonte: Pexels

Paredões, cavernas e cachoeiras compõem o magnifico cenário do Mato Grosso. Trilhas que podem ser feitas a pé ou de bicicleta, podendo durar horas e dependendo do interesse, exige um bom preparo físico. A trilha que é mais procurada é a da Cachoeira Véu de Noiva, porque além de ser a mais alta, suas águas são cristalinas.  Esta trilha ficou fechada por muitos anos devido ao risco, não sei se quando estiver lebdo este artigo ela estará aberta, para saber mais informações sobre as trilhas do parque, acesse o site do ICMBIO.

6 – Trilha Pedra da Gávea, Rio de Janeiro

Trilha Pedra da Gávea, Rio de Janeiro
Trilha Pedra da Gávea, Rio de Janeiro – Fonte: Pinterest

Eis aqui uma trilha difícil, sua subida é longa, cansativa e pesada. É o maior bloco rochoso a beira mar do mundo. Haja preparo físico para chegar, ainda mais porque exige algumas escaladas, mas tudo isso vale a pena por conta da fantástica vista. 

7 – Monte Roraima, Roraima

Monte Roraima
Monte Roraima – Fonte: Pexels

Sim, um dos pontos mais altos do país, com cerca de dois mil e oitocentos e setenta cinco metros de altitude e uma área de aproximadamente quarenta quilômetros quadrados. Fica no tríplice fronteira entre Brasil, Venezuela e Guiana Inglesa. Sua trilha é iniciada na Venezuela, já que os lados do Brasil e a da Guiana são intransponíveis. A caminhada exige um preparo físico muito elevado, podendo durar de seis a oito dias. Experiência que pode valer a pena, pois a sua paisagem é fascinante. 

Prepare seu lápis, sua agenda e já pense nos lugares que você tanto sonhou em fazer trilhas. 

Lembre-se que fazer trilhas é um ótimo exercício para a mente e para o corpo. Porém, é necessário que você esqueça os problemas, foque apenas na paisagem e aprecie cada segundo. Não esqueça de sempre se hidratar após realizar uma trilha, hein!

Por: Marco Antonio Monti Penna

Fontes: 

5 Lugares incríveis para fazer trilhas no Brasil | Casal Nômade (casalnomade.com)

10 melhores trilhas para fazer no Brasil antes de morrer – Desviantes

10 trilhas paradisíacas no Brasil para fazer pelo menos uma vez na vida (guiadasemana.com.br)

8 Trilhas com a Vista mais Bonita do Rio de Janeiro! (roteiroviagemdemochileiros.com.br)

 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos