Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

9 cidades do Brasil preparadas para fazer um turismo sustentável

Bonito - MS

Segundo a OMT , o turismo sustentável é aquele que busca preservar e proteger o meio ambiente e os recursos naturais, garantindo o crescimento econômico da atividade e que seja capaz de satisfazer as necessidades dos presentes e futuras gerações. 

O turismo sustentável busca dar ênfase a cultura, ao meio ambiente e patrimônios regionais. Considerando essa definição, listamos 9 cidades em que é possível estabelecer uma conexão não somente turística ao local, mas uma conexão participativa, fazendo com que você vivencie diretamente com a região. 

Porto de Galinhas, Pernambuco 

Porto de Galinhas - PE
Porto de Galinhas-PE, Reprodução: Pinterest

É o destino no Brasil que mais se preocupa em valorizar seu patrimônio ambiental, segundo o Ministério do Turismo. O balneário tem um rico ecossistema costeiro formado por corais, manguezais e vegetações incríveis. Nesta região, é possível criar um roteiro em que o turista vivencie a cultura e o ritmo de vida local, além de saber detalhadamente como o IBAMA atua na proteção de certos lugares em que a presença humana pode gerar impacto ambiental.

Gramado, Rio Grande do Sul  

Gramado - RS
Gramado – RS , Reprodução: Pinterest

Além de promover roteiros ecológicos com a participação de famílias de agricultores da região, a sustentabilidade fica por conta de algumas hospedagens, principalmente por promoverem projetos de redução de lixo e reciclagem dos resíduos produzidos. Este projeto também envolve a comunidade local. 

Socorro, São Paulo

Socorro - SP
Socorro – SP, Reprodução: Pinterest

Uma das coisas mais fantásticas, é que esta região investe na recuperação de nascentes de rios e de áreas florestais degradadas e possui um gerenciamento de resíduos sólidos e coleta seletiva de lixo. As viagens mais apreciadas são o arvorismo, passeio de trator e trilhas. 

Tefé, Amazonas

Tefé - AM
Tefé – AM , Reprodução: Pinterest

Tefé é considerada o coração da imensa floresta, pois está no centro da Amazônia Internacional. É a porta de entrada para a reserva Mamirauá, patrimônio natural da Humanidade tombado pela Unesco. Uma atração muito legal é a visita às comunidades ribeirinhas, onde é possível vivenciar a cultura e o ritmo de vida daquela população fascinante. 

Fernando de Noronha, Pernambuco

Fernando de Noronha - PE
Fernando de Noronha – PE , Fonte: Renan Sena Diogo

A ilha paradisíaca é alvo dos sonhos de todos os brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer o local. Existe o controle de visitantes para que o alto número de pessoas não afete a fauna e a flora das ilhas. As hospedagens contam com iniciativas sustentáveis, garantindo o mínimo de impacto ambiental. Além disso, Fernando de Noronha conta com bicicletas elétricas disponíveis para o aluguel, incentivando que o turista conheça o local sem o uso de meios de transporte que possam emitir gás carbônico para a atmosfera.  

Ilha Bela, São Paulo 

Ilha Bela - SP
Ilha Bela – SP , Reprodução: Pinterest

Preocupada em oferecer muito mais do que praia e mar, a cidade de Ilha Bela aposta segmento das atividades turísticas baseadas na relação sustentável com a natureza, comprometidas com a conservação e a educação ambiental. A ilha é constantemente citada por pesquisadores de costões rochosos, já que possui 73 praias, 14 ilhas e 365 cachoeiras. Há o incentivo de atividades esportivas no local, garantindo um contato próximo com a natureza e aquela sensação de bem-estar num local paradisíaco. 

Rio Negro, Amazonas

Rio Negro - AM
Rio Negro, Amazonas – Reprodução: Pinterest

Lar de dezenas de comunidades que experimentam do turismo consciente, uma forma de sustentabilidade e conservação ambiental, o Rio Negro dá a oportunidade de vivenciarmos a cultura dos povos indígenas, realizar trilhas e mergulhar em suas águas calmas. Além de fazer parte do modo de vida da população, é possível saborear as geleias de frutas que são apanhadas no próprio terreiro. É possível acompanhar a torração da farinha e a confecção de doces bem de perto. O local também incentiva e promove o turismo indígena. 

Conceição de Ibitipoca, Lima Duarte – Minas Gerais

Conceição de Ibitipoca, Minas Gerais
Conceição de Ibitipoca – MG , Reprodução: Jaqueline Gomes Silva

O Parque Estadual do Ibitipoca é o local mais visitado de Minas Gerais. O alto número de visitantes em suas trilhas causou erosões. Desde 2018, apenas 600 pessoas podem entrar e apreciar as belezas naturais do parque a cada dia. 

Bonito, Mato Grosso do Sul

Bonito - MS
Bonito – MS , Reprodução Pinterest

Com várias hospedagens que seguem o padrão sustentável, o município de Bonito, no Mato Grosso do Sul, conta com várias opções de turismo sustentável, como o arvorismo, escalada e mergulho. O voucher digital previne que o limite de pessoas em um passeio não exceda o número permitido, evitando impactos negativos para a natureza. 

O turismo sustentável tem como premissa, educar as pessoas para que elas visitem estes destinos e respeite a natureza ao redor. O turista passa a ter acesso a produtos diferenciados, com baixa emissão de carbono, produtos saudáveis e fica cada vez mais próximo da região, tornando-o mais participativo, fazendo com que se crie uma conexão com o local. 

Autor: Marco Antônio Monti Penna –  Gestor Ambiental

Fonte: 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos