Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Cientistas descobrem planeta potencialmente habitável

planeta

O Planeta SPECULOOS-2c pode ter água em sua superfície e foi classificado como potencialmente habitável pelos cientistas

Uma equipe de cientistas anunciou a descoberta de um planeta que pode ter condições propícias à vida, sendo potencialmente habitável.

O planeta foi identificado pela NASA e pela Universidade de Liège através dos telescópios Search for habitable Planets EClipsing ULtra-cOOl Stars (SPECULLOS), instalados no Chile e em Tenerife, na Espanha.

Super-Terra

planeta
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com a revista Astronomy & Astrophysics, dois planetas com características parecidas com a da Terra foram descobertos.

Um deles se trata da Super-Terra, o Planeta  SPECULOOS-2c. Uma Super-Terra é um planeta extrassolar com uma massa maior que a da Terra, entretanto, menor que a massa dos gigantes gasosos do Sistema Solar.

Ambos os corpos celestes recém-descobertos orbitam a estrela anã LP890-9, a cem anos-luz da Terra. O SPECULOOS-2c tem uma órbita de 8,5 dias ao redor da estrela.

Água em sua superfície

planeta
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com o co-autor do estudo, Francisco Pozuelos, a Super-Terra orbita muito próxima de sua estrela, a uma distância cerca de 10 vezes menor que a de Mercúrio ao redor do Sol.

Por esse motivo, a quantidade de radiação solar que o corpo celeste recebe é similar com a do nosso planeta, assim, caso a tenha uma atmosfera suficiente, o planeta pode ter água em sua superfície, o que significa uma grande chance de ser habitável.

Dessa forma, com as primeiras informações já descobertas, a nova missão dos cientistas é iniciar estudos sobre a atmosfera do planeta.

Oportunidade para estudos

planeta
Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com  Laetitia Delrez, astrofísica e líder da equipe da Universidade de Liège, a descoberta é uma oportunidade única para entender melhor as condições de habitabilidade em torno das estrelas menores e mais frias de nossa vizinhança solar.

Também se sabe que o planeta não tem rotação, o que significa que de um lado é sempre dia, e do outro, sempre é noite.

A expectativa é que o telescópio James Webb possa revelar mais informações, como por exemplo a presença de atmosfera e do que ela é feita. 

Fonte: Exame Mundo Conectado

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos