O projeto chamado Moveletur promove a circulação sem poluição em áreas naturais na Espanha e em Portugal.
Um projeto chamado Moveletur, desenvolvido na União Europeia, desenvolve um modelo de turismo sustentável e limpo que explora os avanços mais recentes em ‘e-transporte’.
O projeto promove a circulação sem poluição em áreas naturais na Espanha e em Portugal.
O objetivo é permitir que os turistas da região de fronteiras luso-espanhola possam visitar e deslocar-se em veículos elétricos ao centro de sete parques naturais protegidos da Península Ibérica.
As rotas cobrem mais de 1.000 km e existem vários itinerários diferentes.
O Moveletur é desenvolvido no Programa de Cooperação INTERREG VA Espanha Portugal (POCTEP) 2014-2020. Tem um orçamento de 908,8 mil euros, sendo 75% financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
O projeto forneceu 4 ‘e-cars’, 81 ‘e-bicicletas’, 8 ‘e-scooters’, 3 ‘e-quadriciclos’ e 3 ‘e-triciclos’.
Todo o equipamento pode ser utilizado gratuitamente por quem visita os parques naturais da região. Os veículos podem ser retirados nos centros de visitantes dos parques e os serviços de reserva estão disponíveis online.
Um aplicativo Android foi desenvolvido para fornecer mais informações. O objetivo é atrair cerca de 25.000 visitantes a mais por ano para os locais de património cultural e natural da região transfronteiriça.
[Turistas podem usar os veículos elétricos de graça. Foto: Euronews]
Pontos de carregamento
Existem 16 pontos de carregamento de bateria de carro estrategicamente localizados nos parques naturais:
• Quatro no Parque Regional de Gredos (Espanha)
• Um no Parque Natural Batuecas (Espanha)
• Três no Parque Natural Arribes del Duero (Espanha)
• Três no Parque Natural Sanabria (Espanha)
• Cinco no Parque Natural de Montesinho (Portugal)
Para maximizar o uso dos e-veículos, a equipe da Moveletur criou uma rede de roteiros turísticos que inclui as estações de recarga. Essas rotas passam por prédios públicos, atrações culturais, paradas panorâmicas e opções de hospedagem para garantir que os visitantes aproveitem ao máximo suas viagens.
Opções de rotas
Várias opções de passeios estão disponíveis graças ao projeto. No total, foram elaborados 18 itinerários de e-bike: 11 na Espanha e sete em Portugal. Enquanto isso, as pessoas que escolherem os e-cars podem escolher entre 11 rotas na Espanha e três em Portugal.
[Projeto possibilita conhecer belezas naturais com e-transportes. Foto: Euronews]
Foram desenvolvidas sete ‘experiências elétricas de fim de semana’, que incluem uma série de atividades propostas para viagens de dois dias aos parques naturais da região.
Além disso, o viajante aventureiro pode desfrutar de uma rota transfronteiriça de e-car que cobre 987 km e percorre sete áreas na Espanha e Portugal. A rota conecta-se a pontos de carregamento de bateria de carro a cada 100 km.
Fontes:
Euronews e União Europeia