O prêmio visa valorizar projetos educativos em termos de sustentabilidade nas escolas brasileiras, colombianas e mexicanas.
O Prêmio “Escolas Sustentáveis”, em sua 1ª edição, vai reconhecer iniciativas de sustentabilidade nas instituições de ensino, com premiação em dinheiro.
Serão selecionadas escolas no Brasil, México e Colômbia. O Prêmio “Escolas Sustentáveis” é uma iniciativa da Santillana, Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Fundação Santillana.
Valorização das iniciativas
O prêmio busca principalmente reconhecer as escolas que promovem projetos sustentáveis de educação e gestão socioambiental a partir do trabalho com equipes, alunos e comunidades onde estão inseridas; realizem mudanças significativas na escola e no território ao redor; bem como mobilizar e conscientizar a população e as novas gerações sobre a necessidade de preservação e recuperação socioambiental do planeta.
Da mesma forma, o Prêmio “Escolas Sustentáveis” não apenas mostra as melhores ações pela sustentabilidade, mas também aumenta a visibilidade e o prestígio das instituições de ensino perante a comunidade e o setor educacional, fortalecendo o papel das escolas como agentes indutores da transformação social.
De acordo com os organizadores, promover a sustentabilidade em seu sentido mais amplo, significa a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e diversa.
Quem pode se inscrever?
Todas as instituições da Educação Básica estão convidadas a participar da premiação.
O Prêmio “Escolas Sustentáveis” terá duas etapas de premiação: uma etapa nacional (por país) e outra internacional, envolvendo os países participantes (Brasil, México e Colômbia).
Os projetos serão selecionados por uma comissão de avaliação e divulgados em um banco de dados disponível para consultas.
A partir desses projetos, serão escolhidas as escolas finalistas para participar do evento de premiação nacional. Na ocasião, serão anunciados os 6 vencedores, 3 de cada categoria (1º ao 3º lugar).
Os vencedores em primeiro lugar de cada país nas duas categorias participarão da etapa internacional que será realizada em um dos países participantes.
Categorias
Podem concorrer ao prêmio, instituições de ensino públicas e privadas que desenvolvam projetos sustentáveis nas áreas ambiental, social, bem como de governança.
O vencedor da etapa nacional vai receber o prêmio no valor de 15 mil reais, um troféu, bem como sua ida para a etapa internacional.
O vencedor da última etapa, ou seja, a etapa internacional, recebe o prêmio no valor de 25 mil reais e o troféu internacional de escola sustentável ano 2023.
As inscrições podem ser feitas até o mês de agosto neste link.