Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

COP 26: Expectativas para a Conferência do Clima

COP26

Criada em 1995 e realizada todos os anos, a Conferência das Partes é uma reunião entre os países-membros da ONU que tem como objetivo principal tratar sobre as mudanças climáticas. Nessas reuniões, são apresentadas algumas propostas, soluções, acordos ambientais e são discutidos alguns desafios climáticos para minimizar os impactos causados pelas mudanças climáticas. 

Este encontro conta com a participação de chefes de Estado, ministros e diplomatas. Neste ano, o evento está sendo realizado em Glasgow, na Escócia e começou no dia 31 de outubro e a data prevista para o término dos debates foi agendada para o dia 12 de novembro. Inclusive, é chamado de COP 26, porque é a vigésima sexta edição do evento. 

A proposta para reduzir as emissões de metano foi apresentada e já foi assinada. A meta estabelecida é de pelo menos reduzir 30% deste gás na atmosfera até 2030. O metano é um dos gases que contribui para a intensificação do efeito estufa e apesar de não serem tão abundantes na atmosfera quanto moléculas de gás carbônico (CO2), moléculas de gás metano (CH4) são capazes de reter 21 vezes mais calor. Assim que o combustível fóssil é extraído do fundo da terra, as moléculas de metano são liberadas e a queima destes combustíveis também acaba liberando o gás, comprometendo a atmosfera. O metano também é liberado através da decomposição do lixo, do esgoto humano e do processo de digestão do gado.

Outros temas vão estar em pauta, como por exemplo, o mercado de carbono, o financiamento climático, o fim do desmatamento, o uso de carros sem emissões de efeito estufa, como veículos elétricos e o uso do carvão. 

Os Estados Unidos e a União Europeia já haviam anunciado que estavam trabalhando com essa proposta em setembro e que nessa reunião, haviam se juntado 103 países, entre eles estavam o Brasil, Portugal, Canadá, França, Alemanha, Indonésia, México, entre outros.   

Autor: Marco Antonio Monti Penna – Gestor Ambiental

Fonte: DW   ;  SIC Notícias   e  Nexo Jornal.     

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos