Reciclagem e plantio de árvores são realizadas em prol do meio ambiente no DF

plantio

O plantio de árvores e a reciclagem visam principalmente a conscientização ambiental e o reflorestamento de áreas degradadas

O Lions Club do Distrito LB-3( Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília), juntamente com o Tempo de Plantar do Guará e  o Escoteiro João XXlll mobilizaram uma campanha para arrecadação de tampinhas de plástico e plantio de mudas de árvores nativas.

Foram arrecadados 80 quilos de tampinhas, assim retirando esse material do meio ambiente, que provavelmente chegariam em rios e mares. 

Arrecadação de tampinhas

plantio
Foto: Cedida pelo Lions Club

Esse projeto espalhou pontos de coleta em cidades do Guará  e Asa Sul, em Brasília.

Como resultado, o recurso vai ajudar na compra de insumos para plantar mudas de árvores nativas. 

A açao, além de dar uma destinação correta ao plástico, desperta nos participantes a conscientização sobre a importância dos cuidados com os resíduos e com a reciclagem.

De acordo com Tony Cabral, Relações Internacionais do Amor 21, o “Tampinha Legal” é um projeto nacional, que surgiu no Rio Grande do Sul, com iniciativa da cadeia do plástico, empresas ligadas ao plástico. 

Segundo Cabral, a campanha surgiu como uma campanha positiva do plástico, que por muitas vezes é tido como vilão.

Plantação de mudas

lions
Foto: Cedida pelo Lions Club

Foram plantadas 200 mudas do cerrado e frutíferas  entre elas, ipê branco, jacarandá mimoso, ipê amarelo, ipê rosa, buriti, aroeira pimenteira, chicha, coité, jenipapo, acerola, jabuticaba, pitanga e macadâmia. 

O Lions Club usa o método,  “Seed Balls” Bolas de sementes, ou seja, o  método de Reflorestamento no deserto, ou em grandes áreas.

A dinâmica da confecção das bolinhas aconteceu no colégio Ciman em outubro juntamente com o Lions Clube Buriti Professora Tatiana Lima, e no 04 de dezembro os escoteiros do João XXlll dispersaram as bolas de sementes.

Várias sementes foram disparadas, como por exemplo,  tingui, lobeira, ipê branco, ipê rosa, aroeira pimenteira.

Reflorestamento

plantio
Foto: Cedida por Lions Club

As bolas de sementes são compostas por barro que evita que insetos comam as sementes,  protegendo do sol pleno. 

A argila se dissolve em contato com a água da chuva, e assim, as sementes germinam. 

A restauração das áreas busca proporcionar o equilíbrio do ecossistema e a conservação dos recursos hídricos quantitativamente e qualitativamente.

Assim, beneficiando diretamente a população, pois esta ação conserva e produz água para a manutenção de todo o ecossistema.

Participaram do plantio e da arrecadação de tampinhas: Lions Clube Guará, Lions Clube Buriti, Lions Clube Gama, Brasília Metropolitano, Lions Clube Brasília Três Poderes, Lions Clube JK, Lions Clube de Taguatinga Independência, Escoteiro João XXIII, bem como, Casa da Amizade, Rotary Clube Distrito LB-3, Gov. Afranio Irineu de Souza, Jornal do Guará,  Blog da Zuleika, DJ Lion, além de Contadora de história Nyedja Gennari, Petronio Paixão, Lions Clube Caube, Caridade Real, Horta Comunitaria do Guará, Rádio Guará News, Sergio Izalci, Administração do Guará, além da comunidade.

Por: Distrito LB-3 Gov. CL Afranio e Assessora de Meio Ambiente CaL Simone Vaz 

Gestão 2022/2023.

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Veja também

Receba diretamente em seu e-mail nossa Newsletter

Faça sua busca
Siga-nos nas redes sociais

  Últimos Artigos