Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Uso e fabricação de plástico será proibido no Canadá

Canadá

Ministério do Meio Ambiente publicou a lista das proibições de itens plásticos no Canadá

O Ministério de Meio Ambiente do Canadá, anunciou na última segunda-feira (20), a proibição de fabricar ou importar sacolas plásticas até o final de 2022.

O Governo Federal canadense, incluiu o plástico como substâncias tóxicas, sob a Lei de Proteção Ambiental de 2021.

Política Zero Plástico

Canadá
Sacolas retornáveis são soluções as sacolas plásticas – Foto: Reprodução/Pexels

Além disso, a nova regra de proibição, prevê a proibição bem como a venda de de embalagens feitas com o material até o final de 2023, e a exportação de produtos plásticos até 2025.

As regras valem para sacolas, entretanto a medida vale para canudos, talheres, palitos e revestimentos de latas e garrafas.

Desde 2019, o Primeiro Ministro do país, Justin Trudeau, vem reduzindo gradualmente o uso e a produção de itens plásticos considerados difíceis de reciclar.

Poluição Plástica

Canadá
O resíduo plástico é um dos mais volumosos no Canadá – Foto: Reprodução/Pexels

De acordo com a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), menos de 10% do plástico do mundo é reciclado.

Ainda segundo os estudos, o número de embalagens plásticas vai dobrar até 2040. Nos oceanos, já existem ilhas de plástico, que prejudicam o meio ambiente e o ecossistema.

De acordo com a Environment and Climate Change Canada 3,3 milhões de toneladas de plástico foram jogadas fora, quase metade das quais embalagens plásticas. Menos de um décimo disso foi reciclado.

Adequação dos comércios

Canadá
Os comércios e empresas terão até o fim de 2025 para se adequar – Foto: Reprodução/Pexels

Em dezembro de 2022 a medida entra em funcionamento, e igualmente a venda desses itens será proibida a partir de dezembro de 2023.

De acordo com o ministério, o prazo é suficiente para as empresas durante a transição, além de esgotar os estoques existentes.

Os plásticos descartáveis ​​compõem a maior parte dos resíduos plásticos encontrados nas costas canadenses.

São 15 bilhões de sacolas plásticas por ano, além de 16 milhões de canudos usados ​​todos os dias, de acordo com dados do governo.

Segundo Steven Guilbeault, Ministro Federal de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, as empresas começarão a oferecer as soluções sustentáveis ​​que os canadenses desejam, sejam canudos de papel ou sacolas reutilizáveis.

Ainda mais, o governo canadense também publicou dois documentos de orientação: um para ajudar as empresas a se ajustarem às regulamentações e outro para ajudar empresas e pessoas no Canadá a escolher alternativas mais sustentáveis ​​aos plásticos.

Fonte: CA Gazeta Brasil

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos