Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

5 produções sobre o meio ambiente para assistir em casa

documentários

Na Semana do Meio Ambiente separamos 5 produções sobre o tema para você assistir em sua casa com toda família

Se você gosta de assistir produções sobre o meio ambiente, no conforto de sua casa, vai gostar das dicas de documentários neste artigo.

São produções disponíveis em plataformas de streaming, algumas delas premiadas e que toda a família pode assistir.

Então prepara a pipoca e o guaraná e vem conferir !

1 – O ano em que a Terra mudou

produções
O ano em que a Terra mudou – 2021 – Foto: Apple TV

Em 2021, O ano em que a Terra mudou, traz um olhar diferente durante a pandemia mundial.

Apesar de todas as perdas irreparáveis, o narrador David Attenborough, faz uma viagem mostrando como a natureza reagiu, quando nós seres humanos tivemos que parar.

Seja nos mares, em terra ou no ar, o documentário mostra os efeitos no meio ambiente, no comportamento dos animais, e de certa forma, nos faz refletir como a atividade humana tem impactado nos ecossistemas.

Realizado por Tom Beard, o documentário apresenta imagens exclusivas de todo o mundo, num ano sem precedentes, que faz uma reflexão e uma nova abordagem ao bloqueio global e às histórias edificantes que dele surgiram.

2 – Rompendo Barreiras: Nosso Planeta

produções
Rompendo Barreiras – Nosso Planeta 2021 – Foto: Netflix

Também de 2021, Rompendo Barreiras: Nosso Planeta é um documentário de 75 minutos, é narrado por David Attenborough.

Aborda temas que convergem com a Agenda 2030, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o Acordo de Paris.

Cientistas estipulam nove barreiras naturais a serem enfrentadas por nossa civilização e analisa cada uma delas as classificando de acordo com seus níveis de urgência.

As nove barreiras abordadas no documentário dizem respeito a camada de ozônio, a acidificação dos oceanos, a disponibilidade de água doce, a poluição da atmosfera, lixo e poluentes, o clima, bem como a cobertura florestal, a biodiversidade e nutrientes.

O filme leva o público em uma jornada de descoberta dos limites do planeta que não devem ser transpostos, não só pelo bem da estabilidade do nosso planeta, mas pelo futuro da humanidade.

Além disso, apresenta soluções que podemos implementar hoje para proteger os sistemas de suporte à vida do planeta.

3 – Kiss The Ground – Agricultura Regenerativa

kiss the ground
Kiss The Ground – Agricultura Regenerativa – 2021- Foto: Kiss The Ground Movie

O Kiss The Ground – Agricultura Regenerativa é um documentário lançado em 2021.

O documentário traz depoimentos de cultivadores que passaram a praticar a agricultura regenerativa como forma de mitigar os efeitos da degradação no solo.

Com narração de Woody Harrelson, a produção traz também depoimentos de ativistas famosos como Gisele Bündchen, Embaixadora da Boa vontade da ONU, Jazon Mars ativista e cantor e Ian Somerhalder ator, ativista e fundador da Ian Somerhalder Foundation.

O filme demonstra, por exemplo, como o cultivo , o uso de fertilizantes químicos e pesticidas levaram à erosão do solo e traça os danos causados à nossa ecologia, saúde e clima.

Por outro lado, o documentário mostra também a solução para o problema de degradação e desertificação do solo.

Com base na agricultura regenerativa, podemos ver na prática como a técnica tem auxiliado na restauração de terras degradadas, e ainda mais, facilitar a retirada de carbono.

4 – Meu Professor Polvo

produções
Meu Professor Polvo – 2020 – Foto: Netflix

Meu Professor Polvo (My Octopus Teacher), é um documentário de 2021, vencedor do Óscar de 2021 na categoria de Melhor Documentário.

Filmado ao longo de oito anos, o filme de 1h25m, conta a história de amizade entre um homem e um polvo, no fundo do mar.

Craig Foster, cineasta sul-africano, sentia-se desconectado da família e da natureza.

Após um quadro depressivo, Craig decide voltar para sua terra natal e mergulhar no litoral norte da África do Sul, mais precisamente no Cabo da Boa Esperança, assim aprende lições valiosas com o mar e seu novo amigo.

Além dessa amizade inusitada, o documentário mostra cenários deslumbrantes, como por exemplo, corais, e a diversidade de espécies marítimas.

5 – Brave Blue World – Crise Hídrica

produções
Brave Blue World – 2020 – Foto: Netflix

Narrado pelo ator Liam Neeson, Brave Blue World – Crise Hídrica é um documentário de 2020 que aborda as tecnologias para solucionar a crise hídrica.

O filme mostra principalmente as inovações tecnológicas para geração de água em larga escala.

O documentário faz uma viagem para demonstrar as novas tecnologias, com pioneiros e inovadores que abordam os desafios globais da água bem como do saneamento.

O ponto mais interessante neste filme, é o foco nas soluções e não nos problemas. Inspiração e ação para mudar.

Da reutilização à geração de energia, este documentário de 50 minutos, mostra como grandes inovações ao redor do mundo podem ajudar a construir um futuro de uso sustentável da água, esse recurso tão precioso que garante, primordialmente a vida na Terra.

Esses documentários trazem experiências, depoimentos e atitudes que geram conhecimento sobre o tema, e além disso nos inspiram a agir pelo desenvolvimento sustentável.

Agora é só apertar o play e se divertir!

E você incluiria algum título nesta lista? Escreve aqui nos comentários!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos