Inspirar para evoluir e caminhar com uma pegada mais leve

Filmes e documentários gratuitos para assistir na Semana do Meio Ambiente

documentários

Mostra Ecofalante de Cinema exibe filmes e documentários com a temática ambiental gratuitamente

A Mostra Ecofalante de Cinema, exibe eventualmente, filmes e documentários sobre o meio ambiente gratuitos.

Os longa-metragens estão disponíveis no site da ONG Ecofalante.

São 20 filmes produzidos entre 2009 e 2021, e o documentário ” Lixo Mutante”, de Dani Minussi e Adriano Caronque , que será lançado oficialmente durante a Semana do Meio Ambiente.

Filmes Premiados

A programação especial da Semana do Meio Ambiente, vai de 01 a 21 de junho.

De acordo com os organizadores, os 20 filmes que estão em exibição foram premiados nas mais importantes categorias de arte e cinema.

“Lixo Mutante”, de Dani Minussi e Adriano Caron, é um documentário que discute a questão dos resíduos sólidos com entrevistas, além disso, propõe novas relações entre sociedade, indivíduo e lixo.

O lançamento acontece nos dias 3, 4 e 5 de junho, às 19h30, no Centro Cultural São Paulo, com entrada franca.

Debates online

documentários
Programação especial sobre filmes e temas ambientais – Foto: Reprodução/Pexels

Assim também, nos dias 2 e 8 de junho, dois debates online, que são transmitidos pelo canal da Mostra Ecofalante no YouTube.

O primeiro deles trata do calendário de 30 anos da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, a Rio-92.

Ainda mais, o debate sobre os 50 anos do “Relatório Meadows”, que foi o primeiro grande alerta da ciência para o fato de que o modo de vida da civilização ocidental não poderia ser sustentado pelos recursos planetários no longo prazo.

Já o debate do dia 8 de junho, que reúne cineastas e diretores de festivais, discute o futuro dos festivais de cinema a partir da retomada pós-pandêmica.

Ganhador do Óscar

premiação
Os filmes exibidos foram ganhadores inclusive do Óscar – Foto: Reprodução/Pexels

Entre os filmes em cartaz, o vencedor do Oscar de melhor documentário do longa-metragem “A Enseada” (2009) mostra como um grupo de ativistas, liderados por um treinador de golfinhos e utilizando equipamentos de última geração, infiltrados em uma enseada escondida no Japão.

Dirigido pelo norte-americano Louie Psihoyos, o longa conquistou ainda o prêmio do público para documentários no Festival de Sundance, bem como dezenas de outras premiações.

Ainda mais, a mostra exibe os longa-metragens “Era Uma Vez Uma Floresta” (2013) e “O Céu e A Geleira” (2015), filme selecionado para o Festival de Cannes do diretor francês Luc Jacquet.

Bem como “Trashed – Para Onde Vai Nosso Lixo?” (2012), de Candida Brady,o longa “Frágil Equilíbrio” (2016), de Guillermo García López;

Igualmente, o longa Bag It” (2010), de Suzan Beraza, que acompanha um ativista em uma viagem pelo planeta.

O filme retrata uma investigação sobre os efeitos do plástico nos rios, oceanos e até nos corpos humanos. A obra foi vencedora do prêmio do público no Festival de Cinema Independente de Ashland (EUA).

Para conferir todos esses longas, basta acessar o site da Mostra Ecofalante de Cinema.

Fonte: Mostra Ecofalante Vegazeta

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Veja também

Receba GRÁTIS notícias no seu e-mail

Siga-nos nas redes sociais

Últimos artigos